Aula 1 MATERIAL VOLUM TRICO PESAGEM E AQUECIMENTO 1

1863 palavras 8 páginas
Aula 1

TÉCNICAS DE TRABALHO COM MATERIAL VOLUMÉTRICO, PESAGEM E
AQUECIMENTO

1.1. Objetivos
- Identificar, manusear, realizar medidas básicas de massa e volume e em vidrarias do laboratório. - Realizar pesagens de sólidos e líquidos.
- Realizar o aquecimento de um sólido.
1.2. Introdução



Aquecimento
Antes de aquecer qualquer substância é necessário conhecer a sua natureza. Água e

éter são líquidos com propriedades totalmente diferentes e, por isso mesmo, devem ser aquecidos de modo diferente.



Aquecimento por bico de gás
É um dos aparelhos mais utilizados em laboratório para fins de aquecimento. Seu uso

restringe-se apenas ao aquecimento de sólidos e líquidos não inflamáveis, a não ser que condições extremas de segurança sejam tomadas. Existem vários tipos de bicos de gás.
Todos, entretanto, obedecem ao mesmo princípio de funcionamento: o gás combustível é introduzido em uma haste vertical, onde há uma entrada de ar, sendo queimado na parte superior. A vazão do gás e a entrada de ar podem ser controladas de forma conveniente, girando-se o anel existente sobre os orifícios.
Para acender o bico de gás, proceda da seguinte maneira:
 Feche completamente a entrada de ar no bico;
 Abra lentamente a válvula do gás e aproxime a chama de um fósforo lateralmente, obtendo uma chama grande e luminosa, de cor amarelada;
 Abra vagarosamente a entrada de ar de modo que a chama fique completamente azul. Não permita a abertura excessiva de ar, o que pode fazer com que a chama se destaque do bico, ficando separada dele;

 Caso a chama se apague ou haja combustão no interior do tubo, feche a entrada de gás e reinicie as operações anteriores.
Um bico corretamente regulado permite a distinção de três zonas de combustão: um cone interno, pálido, chamada zona neutra (região mais fria da chama); um cone intermediário, azul claro, de temperatura mais elevada, chamada zona redutora; um cone externo de cor mais intensa, chamada zona oxidante (região mais quente).
Alguns

Relacionados

  • TRATADO DE SAUDE DE COLETIVA
    327885 palavras | 1312 páginas