Auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE 1 – QUESTIONÁRIO
ATÉ O FINAL DA 2ª SEMANA

VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM

 Auditores Independentes
 Auditores Internos
 Auditores Públicos

1 - Explique os atributos usuais das atividades definidas como auditoria.
As informações que proporcionem a abordagem da auditoria, quanto aos atos de gestão, fatos ou situações observados, devem reunir principalmente os seguintesatributos de qualidade:
Concisão - usar linguagem clara e concisa de forma que seja fácil o seu entendimento por todos, sem necessidade de explicações adicionais por parte de quem o elaborou.
Objetividade - deve conter mensagem clara e direta, a fim de que o leitor entenda facilmente o que se pretendeu transmitir.
Convicção - relatar de tal modo que as evidências conduzam a qualquer pessoa prudente àsmesmas conclusões a que chegou o auditor.
Clareza - assegurar-se de que a estrutura do relatório e a terminologia empregada permitam que as informações reveladas possam ser entendidas por quaisquer pessoas, ainda que não versadas na matéria.
Integridade - devem ser incluídos no relatório todos os fatos relevantes observados, sem nenhuma omissão, proporcionando uma visão objetiva dasimpropriedades/irregularidades apontadas, recomendações efetuadas e conclusão.
Coerência - assegurar-se de que os resultados da auditoria correspondam aos objetivos determinados.
Oportunidade - os relatórios devem ser emitidos tempestivamente, a fim de que os assuntos neles abordados possam ser objeto de oportunas providências.
Apresentação - o Auditor deve cuidar para que os assuntos sejam apresentadosnuma seqüência lógica, segundo os objetivos do trabalho, de forma correta, isto é, em uma linguagem perfeita, isenta de erros ou rasuras que possam prejudicar o correto entendimento.
Conclusivo - o relatório deve permitir a formação de opinião sobre as atividades realizadas.

1.1- Apresente as diferenças entre os três principais tipos de auditoria e descreva a natureza dos respectivos pareceres.Auditoria das Demonstrações contábeis – Emissão de parecer sobre as demonstrações contábeis da empresa ou entidade em determinada data. Resultados comunicados por meio de parecer (publicado) e relatório para o conselho de adm., abordando controles internos e “achados”. Opinião sobre adequação das DC´s
Auditoria de cumprimento normativo – Revisão sistemática das transações operacionais e dossistemas de controles internos. Resumo dos resultados ou segurança sobre grau de obediência
Auditoria Fiscal e tributária – Analise da eficiência e eficácia dos procedimentos adotados para apuração, controle e pagamento de tributos, que incidem nas atividades comerciais e operacionais da empresa. Recomendações para aperfeiçoamento

1.2 - Apresente a diferença entre os três principais tipos deauditores e indique os tipós de auditoria que cada um deles pode realizar.
Auditores externos -> Geralmente CPAs que operam por conta própria ou como membros de empresas de auditoria Para serem credenciados: aprovados em exame específico e ter experiência prática Usuários confiam em sua independência e imparcialidade com que lidam com cliente.
Auditores Internos -> São empregados das organizaçõesque auditam atividade de avaliação dentro da organização, desenvolvem especialmente auditorias operacionais e de compliance.
Trabalho pode ser complementar à auditoria de DC´s.
Auditores Publicos -> Empregados por agências governamentais, federal: Realizam auditorias e apuração de fatos resultados relatados ao Congresso e à sociedade.

2 - Descreva resumidamente a mudança de paradigma que estáocorrendo em auditoria. Como a auditoria do futuro poderá ser diferente da atual?

3 – Explicar a relação entre contabilidade e auditoria.
A contabilidade produz informação que pode ser auditada em razão de ser quantificável, verificável e haver um critério ou padrão que possa ser utilizado neste confronto. Isto significa portanto que o auditor precisa conhecer a contabilidade, para poder...
tracking img