Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO – Prfª. MS. Ana Claudia
Economia - 2º semestre

ALEXANDRE COSTA MORAIS = RA 344722
JOCILENE BERNARDINO COSTA E SILVA = RA 339355
KÁTIA LUCIA BARROS = RA 338664
LEANDRO GOMES DE ANDRADE = RA 338010
LUDMILA NUNES FONSECA = RA 338779
VALMIR AMARILDO DE SOUSA = RA 337209

AS ESTRUTURAS DAECONOMIA

Sobradinho – DF
2011
INTRODUÇÃO

A ciência econômica está qualificada entre as ciências humanas. Ž O seu campo de desempenho é o estudo de como são aplicados os fatores de produção (recursos limitados), para alcance de riquezas (necessidades ilimitadas) e como essa são difundidas e consumidas pela sociedade.
Seja em nosso dia-a-dia, sejam nos jornais, rádios etelevisão, nos apresentamos com inúmeras questões. Em nosso cotidiano, são tratados pelos cidadãos comuns, que, com altas doses de empirismo, têm opiniões formadas sobre as medidas que devem adotar.
A finalidade desse estudo é analisar os problemas econômicos e estabelecer soluções para resolvê-los, de forma a melhorar nossa qualidade de vida.
Ž Segundo Passos e Nogami (2003), a economia é umaciência social, pois se ocupa do comportamento humano e estuda como as pessoas e as organizações na sociedade se empenham na produção, troca e consumo de bens e serviços.

Ž

CONTEXTO
Atualmente podemos introduzir a importância de Custo de Oportunidade. Esta teoria tem como intenção de comprovar o conceito de escassez e sugere as combinações máximas possíveis de produção de dois bens quepodem ser obtidas quando a economia utiliza todos os seus recursos de diferentes caracteres.
Em economia, a curva de possibilidade de produção (CPP) ilustra a escassez de fatores de produção um limite para a capacidade produtiva de uma empresa, país ou sociedade.
Ela representa todas as possibilidades de produção que podem ser atingidas com os recursos e tecnologias existentes.
Em economias demercado, descentralizadas, a escolha sobre as alternativas de produção fica a cargo do mercado. Já em economias planificadas, centralizadas, o deslocamento na CPP é feito conforme decisão de quem a controla.
Devido à limitação de recursos, a produção total, de um país, por exemplo, tem um limite máximo, uma produção potencial, que é representada por um ponto sobre a curva.
Quando o ponto estádentro da curva a economia está operando com capacidade ociosa ou desemprego de recursos (fatores de produção sub-utilizados). Quando o ponto está fora da curva há uma situação impossível de utilização de mais recursos do que os disponíveis. Esse ponto somente será atingido com um aumento na CPP, que representará um acréscimo de fatores de produção, representando o desenvolvimento de umasociedade. Curva de Possibilidades de Produção (ou Fronteira de Possibilidades de Produção) pode ser estabelecida, como recursos disponíveis utilizados (significando estar havendo pleno emprego de recursos).
Conceito de custo de oportunidade: O Custo de Oportunidade representa o custo associado a uma determinada escolha medido em termos da melhor oportunidade perdida. Por outras palavras, o custode oportunidade representa o valor que atribuímos à melhor alternativa de que prescindimos quando efetuamos a nossa escolha.
Conceito de curva de possibilidades: Economia a ciência social que estuda como o individuo e a sociedade decide (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-lo entre as varias pessoas e grupos da sociedade, a fimde satisfazer as necessidades humanas.
Conceito de produto elástico: É a resposta relativa da quantidade demandada de um bem X às variações de seu preço, ou, de outra forma, é a variação percentual na quantidade procurada do bem X em relação a uma variação percentual em seu preço, coeteris paribus.
Conceito de produto inelástico: Ocorre quando uma variação percentual no preço...
tracking img