Auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

FUNDAMENTOS DA AUDITORIA CONTÁBIL
A Auditoria Contábil surgiu em conseqüência da evolução do sistema capitalista. De pequenas e fechadas empresas, pertencentes a grupos familiares, ao surgimento de grandes empresas de capital aberto, a expansão do mercado e o acirramento da concorrência gerou a necessidade de maiores empreendimentos, oriundos de diversas fontes, principalmente de pessoasfísicas interessadas em sólidos investimentos. Dessa forma, a Auditoria Contábil proporcionava credibilidade aos novos investidores, por meio de revisões técnicas sobre as demonstrações contábeis divulgadas, apresentando uma opinião técnica sobre a situação patrimonial e financeira da empresa. Segundo assevera Attie (1998, p.27):
O surgimento da auditoria está ancorado na necessidade de confirmaçãopor parte dos investidores e proprietários quanto à realidade econômico-financeira espelhada no patrimônio das empresas investidas e, principalmente, em virtude do aparecimento de grandes empresas multigeograficamente distribuídas e simultâneo ao desenvolvimento econômico que propiciou participação acionária na formação do capital de muitas empresas.

Como possuidora de uma grande frota marítimaque proporcionava uma expansão comercial eficiente, a Inglaterra foi o primeiro país a possuir grandes companhias de comércio que, por conseguinte, propiciou o surgimento da Auditoria Contábil. Tal fato é corroborado por pesquisas na Enciclopédia Britânica, a qual apresenta informações segundo as quais a auditoria era utilizada nas contas públicas da Inglaterra desde 1314, no reinado de EduardoI. Outra evidência que reporta à Inglaterra, quanto ao surgimento da Auditoria Contábil, deve-se à instituição da taxa do imposto de renda sobre o lucro das empresas, surgida naquele país, situação que exigiu a atividade auditorial por parte do fisco. Entretanto, segundo Sá (2000), durante o Império Romano já havia relatos de práticas de auditoria nas províncias romanas, conforme é apresentado nascartas de Plínio (61-112 d.C.) a Trajano (97-117 d.C.). A Revolução Industrial, ocorrida na metade do século XVIII e o crescimento e o desenvolvimento natural das empresas e de seus negócios impulsionaram a Auditoria Contábil a um patamar mais elevado, visto que já fazia parte da realidade econômica das empresas. Em essência, a causa da evolução da Auditoria Contábil foi o desenvolvimentoeconômico dos países, síntese do crescimento das empresas e da expansão das atividades produtoras, gerando crescente complexidade na administração dos negócios e das práticas financeiras utilizadas como força motriz para o desenvolvimento da economia do mercado. Tal fato é corroborado por Franco e Marra (1992, p.33) quando afirmam que:
As mesmas causas responsáveis pelo surgimento da auditoria são hojedeterminantes de sua extraordinária evolução. A grandeza econômica e comercial da Inglaterra e da Holanda, em fins do século passado, bem como dos Estados Unidos, onde hoje a profissão é mais desenvolvida, determinou a evolução da auditoria, como conseqüência do crescimento das empresas, do aumento de sua complexidade e do envolvimento do interesse da economia popular nos grandes empreendimentos.Observa-se uma tendência convergente entre as diferentes conceituações (quadro abaixo) sobre dois aspectos: a) todos os autores citados consideram a Auditoria Contábil uma tecnologia (conjunto de técnicas) e b) o objetivo principal da Auditoria Contábil é a emissão de opinião sobre a adequação das informações contábeis. Esses conceitos, no entanto, são restritos quando observados os efeitos ereflexos da Auditoria Contábil sobre as entidades. Essa limitação, de forma indireta, prejudica a ampliação do alcance do trabalho do auditor, visto que apenas são observados os aspectos técnicos do processo auditorial. O conceito de Auditoria Contábil é apontado por meio de diferentes concepções:
Conceitos e Definições de Auditoria Contábil Conceitos e Definições (Auditoria Contábil é) a...
tracking img