Auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AUDITORIA INTERNA:

IMPORTÂNCIA DO SEU TRABALHO E A SUA PARTICIPAÇÃO

NAS TOMADAS DE DECISÕES



Daiane [1]
Edinéia Biff Da Rolt
Jaqueline
Rosangela Crepaldi
Patricia Martins


Resumo

Na medida em que o tempo vai passando, a auditoria interna vai se tornando uma ferramenta cada vez mais importante dentro de uma organização ganhando cada vez mais espaço, independentemente do seusegmento. A auditoria, principalmente a interna, tem sido considerada uma estratégia eficiente para acompanhamento e avaliação das atividades contábeis, de forma a assessorar a alta administração nas tomadas de decisão. Seu objetivo é avaliar e examinar a confiabilidade das demonstrações financeiras bem como os controles internos da empresa. Ela pode vir causar um grande impacto dentro de umaorganização, pois busca informações precisas e poderá encontrar fraudes, sendo que essa medida é usada para prevenção.

Palavras-Chave: Auditoria Interna, Tomada de Decisões, Demonstrações Financeiras










Introdução




Atualmente, o ambiente das organizações vem demandando, cada vez mais, a adoção de medidas e técnicas de acompanhamento e controle que visam minimizar falhase evitar problemas que coloquem em risco a imagem da entidade, diante do mercado em geral. A ausência de controles adequados para empresas de estrutura complexa a expõe a inúmeros riscos, freqüentes erros e desperdícios.
Este artigo tem por finalidade apresentar importância da auditoria, especialmente interna, dentro de uma organização bem como sua participação nas tomadas de decisões. Nosdias de hoje, a auditoria deixou de ser uma atividade voltada para detecção de fraudes e erros, como era vista antigamente, se tornando hoje uma atividade de assessoramento a alta administração das organizações.
Será abordado também neste artigo os principais objetivos da auditoria interna, sua relação com a externar e sua influencia e importância no processo decisório das empresas.


1.Funções e Objetivos da Auditoria Interna



A auditoria interna é uma atividade voltada para assessoramento à alta administração da empresa. Está voltada para avaliação independente dos controles contábeis, financeiros e de outros tipos, no sentido de identificar fraquezas e sugerir melhorias, de modo a proporcionar eficiência máxima na estrutura organizacional da companhia. Muitos dizem queuma auditoria interna é perca de tempo e é dinheiro jogado fora, mais as pessoas que dizem isto, são aquelas que não sabem usar as suas ferramentas. Conforme Francisco José de Araujo,
Os atuais objetivos da auditoria interna, na sua essência, estão direcionadas para: a) examinar a integridade e fidedignidade das informações financeiras; b) examinar sistemas estabelecidos,visando a certificar a observância das políticas, planos, leis que possam impactar sobre as operações e verificar de a organização caminha em conformidade com as diretrizes traçadas; c) examinar os meios utilizados para proteção dos ativos da companhia e, quando necessário, verificar sua existência física; d) certificar se os recursos da companhia são utilizados de maneira eficiente e econômica; e)examinar as operações e programas e certificar se os resultados são compatíveis com os planos, e se essas operações, planos e programas foram executados em consonância com os planejados; e f) certificar se as providencias, necessárias para corrigir as impropriedades detectadas, foram devidamente adotadas.


Essas sim são as reais funções de uma auditoria interna, elas servem para auxiliarnas tomadas de decisões e para detectar problemas.
O Auditor interno não se subordina ao controller e a nenhuma outra pessoa que se mantém na mesma linha, pois estes não possuem a independência necessária para realização das tarefas. Essa função vem se tornando cada vez mais importante dentro do ciclo operacional da entidade, pois é responsável em analisar cada ramificação e os segmentos,...
tracking img