Auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A auditoria é o instrumento de controle da qualidade do trabalho da equipe de enfermagem, sendo utilizada com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço prestado.
Há uma correlação positiva entre os registros e a qualidade do cuidado. Assim, podem-se avaliar os cuidados de enfermagem por meio de registros, os quais refletem a qualidade da assistência de enfermagem.
Aauditoria é um sistema de revisão e controle, para informar a administração sobre a eficiência e eficácia dos programas em desenvolvimento. Sua função não é somente indicar as falhas e os problemas, mas também, apontar sugestões e soluções, assumindo, portanto, um caráter eminentemente educacional.
Há uma correlação positiva entre os registros e a qualidade do cuidado. Assim, podem-se avaliar oscuidados de enfermagem por meio de registros, os quais refletem a qualidade da assistência de enfermagem.
Com base nessa afirmação, buscou-se avaliar as anotações de enfermagem no prontuário das gestantes com o intuito de avaliar a qualidade dessas anotações e sua correlação com o pré-natal. As anotações de enfermagem no prontuário da gestante, é o registro sobre todos seus atendimentos e seus dados desaúde referentes ao pré-natal. Sendo assim, promove informações sobre toda assistência prestada a paciente, servindo de instrumento para a auditoria.
Esse tipo de anotação, independentemente das teorias de enfermagem adotadas para fundamentar o processo de trabalho em enfermagem, deve ser valorizada, uma vez que é um dos meios para se avaliar os cuidados a gestante, a partir da adoção deindicadores de qualidade, para mensurar tanto o processo quanto a assistência de enfermagem.
Com relação à qualidade da atenção dedicada ao pré-natal, os principais problemas que se observa são o não-cumprimento das normas e rotinas por parte dos profissionais, ao não-preenchimento ou preenchimento incompleto de registros e à constatação de que os cuidados dispensados são inversamente direcionados àsnecessidades.
Sendo assim, o objeto do estudo será o prontuário das gestante, com o objetivo de verificar a qualidade das anotações de enfermagem realidade neles e seu preenchimento completo.

1. REVISÃO TEORICA

2.1 Auditoria em enfermagem

A auditoria na área da enfermagem no Brasil surgiu por volta do começo dos anos 80, no Hospital Universitário de São Paulo, como um processoimplantado para sustentar a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), e com esse mesmo objetivo outras instituições implementaram como método avaliativo.
Segundo D’Innocenzo, “logo no ano de 1985, a demanda por serviços de saúde de qualidade, mobilizou tanto profissionais individualmente quanto instituições. Houve a proposta de estabelecer métodos de monitorização sistemática dos cuidados,viabilizou-se a avaliação e o controle como componentes das atividades profissionais.”
Em enfermagem, auditoria pressupõe avaliação e revisão detalhada de registros clínicos selecionados por profissionais qualificados para a verificação da qualidade da assistência. Sendo, portanto, uma atividade dedicada a eficácia de serviços, que utiliza como instrumentos o controle.
O processo de auditoria éconceituado como uma avaliação sistemática e formal de uma atividade realizada por pessoas não envolvidas diretamente em sua execução e fim de determinar se a atividade esta de acordo com os objetivos propostos. Desta forma é possível evidenciar deficiências nas atividades desenvolvidas e apontar alternativas preventivas e corretivas para as mesmas.
A auditoria em enfermagem compreende umaavaliação sistemática da qualidade da assistência de enfermagem verificada através das anotações de enfermagem no prontuário do paciente ou das próprias condições deste. Os clientes são beneficiados com a possibilidade de receber uma assistência de melhor qualidade a partir de um serviço oferecido de maneira mais segura e eficaz.
Segundo SETZ e INNOCENZO
A qualidade dos serviços de enfermagem...
tracking img