Auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
No que consiste o tema:
A rubrica contas a receber representa um dos mais importantes ativos da empresa. São valores a receber decorrentes de vendas a prazo de mercadorias e serviços a clientes, e outras transações de menor relevância as quais não representam o objeto principal da empresa, mas são normais e inerentes a sua atividade.
Por este motivo torna-se importante a segregação dos valoresa receber (CLIENTES), das demais contas as quais podem ser denominadas como – OUTROS CRÉDITOS. Essas contas, geralmente, são realizáveis no decurso do exercício seguinte à data do balanço, com isso, fazem parte do grupo do ATIVO CIRCULANTE. Porém, podem também ter vencimento a longo prazo, ou seja, após o As contas a receber e sua classificação no balanço Patrimonial:
O agrupamento das contasrepresentativas dos clientes deve estar destacado no Balanço e no Plano de Contas conforme segue:
Clientes:
Duplicatas a receber
a) Clientes
b) Controladas e Coligadas – Transações Operacionais;
c) Duplicatas Descontadas (Conta Credora) – redutora de ativo;
d) Provisão para Crédito de Liquidação Duvidosa (Conta Credora) – redutora de ativo;
e) Ajuste a valor Presente (Conta Credora) – redutorade ativo; (obrigatório apenas para Cia abertas)
Em uma auditoria de balanço, deve-se atentar para a segregação das contas de Clientes e Controladas e Coligadas. Essa subdivisão é útil para facilitar o destaque das Duplicatas a Receber de Controladas e Coligadas para sua menção na nota explicativa de INVESTIMENTOS OU TRANSAÇÕES ENTRE PARTES RELACIONADAS e a elaboração de demonstraçõesconsolidadas.
Ressaltamos que o registro em duplicatas a receber de Controladas e Coligadas referem-se a transações operacionais normais, ou seja, vendas ou serviços prestados às Controladas e Coligadas, pois os demais créditos entre essas empresas devem ser registrados no REALIZAVEL A LONGO PRAZO, independentemente do prazo de recebimento.
Duplicatas Descontadas: O desconto de duplicatas é uma operaçãofinanceira em que a empresa entrega determinadas duplicatas para um banco e este lhe antecipa o valor, que será contabilizado na conta corrente – Bancos Conta Movimento. Nesta operação haverá cobrança antecipada de juros.
A conta "duplicatas descontadas" apresenta a seguinte função na operação de desconto:
a) é creditada, pelo valor de face dos títulos, no momento em que é efetuada a operação dedesconto e a instituição financeira faz o crédito em conta corrente da empresa;
b) é debitada no momento da liquidação do título pelo devedor ou quando a instituição financeira leva a débito em conta corrente da empresa por falta de pagamento por parte do devedor.
Principais procedimentos da auditoria

Existência, avaliação e classificação são os três pontos que o auditor deve cobrir naauditoria dos valores a receber.

CONFIRMAÇÃO DE CONTAS E RECEBER DE CLIENTES

- Obtenha junto à empresa auditada uma lista dos saldos individuais ou o razão analítico de clientes
- Confira a soma da listagem ou do razão analítico de clientes e verifique se o total concorda com o saldo da conta do razão geral de clientes.
- Com base na avaliação do sistema de controles interno, selecione clientespara serem confirmados. A confirmação pode ser positiva ou negativa. Na confirmação positiva é solicitada resposta somente ao auditor. Na confirmação negativa é pedida resposta somente no caso de divergência. A confirmação positiva é utilizada para clientes com saldo alto ou quando o controle interno sobre as contas a receber é fraco. Usa-se normalmente a confirmação negativa quando existir grandenumero de clientes com pequenos saldos e o sistema de controle interno for excelente.
-Solicite à empresa auditada o preenchimento das cartas de confirmação de contas a receber.
• -Para as cartas de confirmação não recebidas com divergência ( sem assinatura, cliente não concorda com os valores demonstrados etc.), efetue procedimentos alternavivos. O objetivo dos procedimentos alternativos é...
tracking img