Auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO
Planejamento é pensar e prever hoje o que poderá ou não ocorrer amanha, é uma função básica do administrador e também uma atividade auditorial, significa o trabalho de preparação para qualquer empreendimento ou algo a fazer para se obter os resultados ali traçados, é colocar em questão no papel os métodos e estratégias a serem traçadas para que se alcance o esse objetivos a quefoi designado da melhor maneira possível.
PALNEJAMENTO DE AUDITORIA
É a etapa do trabalho no qual o auditor independente estabelece a estratégia geral dos trabalhos à executar na entidade, elaborando-o a partir da contratação dos serviços, estabelecendo a natureza, a oportunidade e a extensão dos exames de modo que possa desempenhar uma Auditoria eficaz.
* A conclusão do planejamento deauditoria só se dar quando o auditor independente completar os trabalhos preliminares, com o atendimento dos objetivos citados.
* O Auditor deve manter toda a atenção necessária no planejar de uma auditoria para não incorrer erros pois “ errar no planejamento significa planejar o Erro”.
* A Federação Internacional de contabilidade determina que o auditor deve planejar o trabalho de auditoriade maneira que a mesma seja executada eficazmente.
PLANO DE AUDITORIA
É considerado uma parte do planejamento de auditoria, é o plano levado a termo ( escrito) pelo auditor, se constitui em um documento com todos os detalhes técnicos previstos, ele contem elementos fundamentais na realização de uma auditoria contábil, entre esses fundamentos pode-se destacar alguns mais importantes como:* A descrição detalhada do ente auditado.
* Objetivos sociais.
* Histórico.
* Estrutura organizacional.
* Princípios responsáveis.
* Orçamento.
PROGRAMA DE AUDITORIA
É o instrumento que fornece ao auditor executar os trabalhos e passos específicos a serem seguidos de acordo com o plano de auditoria, esse programa deve ser elaborado de forma abrangente sem limitar acriatividade e bom censo do auditor que são necessários em certas ocasiões , pode ser escrito ou outro meio de registro e deve ser de fácil entendimento. Seus principais objetivos são:
* Evidenciar os registros planejados.
* Estabelecer a extensão e as datas dos procedimentos a serem executados
* Controlar os passos do programa realizado e a realizar.

RELATÓRIO
É um instrumentotécnico pelo qual o auditor comunica ou apresenta os resultados dos trabalhos realizados, seus comentários, suas observações,conclusões, opiniões e recomendações, e também as providencias necessárias que devem ser tomadas pela administração. É a fase final do processo auditorial e consiste em uma discrição escrita dos fatos concretos que serão evidenciados junto a exames de auditoria
ORelatório de auditoria possui uma importância significativa para os responsáveis pela entidade auditada, assim como para o pessoal cuja atividades das áreas envolvidas são nele abordadas e discutidas, visto que podem utilizá-lo como base para tomada de decisão.
O relatório pode ser apresentado de duas formas, que são elas: PARECER E RELATÓRIO AMPLO.
PARECER DE AUDITORIA
É a opinião manifestada oudeclarada pelo auditor em decorrência de seus exames sobre as DC , é através do parecer que o auditor informa de forma clara e objetiva se concorda ou não com os fatos divulgados, apresentando assim as suas respectivas razoes.
OS TIPOS DE PARECER MAIS IMPORTANTES SÃO:
O parecer SEM RESSALVA, que indica que o auditor está convencido de que as DC foram elaboradas segundo as DFCs .
O parecerCOM RESSALVA, é emitido quando as discordâncias ou restrições em um trabalho não são relevantes ao ponto de determinar a emissão de um parecer adverso ou negativo.
O parecer ADVERSO é emitido quando o auditor possui informações suficientes para formar a opinião as DF não representam adequadamente a realidade patrimonial e financeira da entidade.
O parecer NEGATIVO é emitido quando o...
tracking img