Auditoria e etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Auditoria

e

Ética

Índice

Índice 2

Introdução 3

A Ética 5

A Auditoria 5

Código de Ética Profissional 5

Ética nos Trabalhos de Auditoria 5

Integridade 5

Independência, objectividade e imparcialidade 5

Competência profissional 5

Considerações Finais 5

Referências Bibliográficas 5

Introdução

É essencial instituir um Código de Ética internacional para osauditores. Um Código de Ética constitui uma exposição que envolve os valores e princípios que guiam o trabalho quotidiano dos auditores.
A independência, as faculdades e as responsabilidades do auditor ocasionam elevadas exigências éticas, do seu pessoal e dos especialistas contratados para os trabalhos de auditoria.
O código deontológico dos auditores deve levar em conta as exigências éticasem geral e as exigências específicas dos auditores em particular, incluindo as suas obrigações profissionais. O Código de Ética está dirigido ao auditor individualmente, aos responsáveis executivos e a todas as pessoas que trabalham nesta área ou em representação desta e que intervêm no trabalho de auditoria. Todavia, não se deve considerar que o Código influencie a estrutura organizativa. Devidoàs diferenças nacionais de cultura, idioma e sistemas jurídicos e sociais, é da responsabilidade de cada nação a elaboração de um Código de Ética próprio que se ajuste adequadamente às suas próprias características.
Convém que esses Códigos de Ética nacionais especifiquem, com clareza, os conceitos éticos. Cada nação deve garantir que todos os seus auditores estejam familiarizados e que actuem emconformidade com os valores e princípios que figuram no Código de Ética nacional. A conduta dos auditores deve ser irrefutável em todos os momentos e em todas as circunstâncias.
Qualquer deficiência na conduta profissional ou qualquer conduta inadequada na vida pessoal prejudicam a imagem de integridade dos auditores, desta que representam, da qualidade e da validade de seu trabalho de auditoria,e podem ocasionar dúvidas acerca da fiabilidade e da competência profissional da própria. A adopção e aplicação de um código de ética para auditores promovem a confiança nos auditores e no seu trabalho. É de importância fundamental que suscite credibilidade e confiança.

O auditor consegue tal resultado mediante a adopção e aplicação das exigências éticas das noções descritas nos seguintesconceitos - chave: integridade, independência e objectividade, confidencialidade e competência profissional.
O Poder Legislativo e/ou Executivo, o público em geral e as entidades auditadas esperam que a conduta e o enfoque da auditoria sejam irretocáveis, não suscitem suspeitas e sejam dignos de respeito e confiança. Os auditores devem conduzir-se de modo que promovam cooperação e bom relacionamentoentre os auditores e no âmbito da profissão. O apoio à profissão por parte dos seus membros e a cooperação recíproca constituem elementos essenciais do profissional.
A confiança e o respeito público que suscita um auditor são consequências, basicamente, da soma de resultados de todos os auditores, anteriores e actuais. Por conseguinte, tanto para os auditores como para o público em geral, éinteressante que o auditor trate os seus colegas de uma forma justa e equilibrada.
O Poder Legislativo e/ou Executivo, o público em geral e as entidades auditadas deverão ter plena garantia da justiça e imparcialidade de todo o trabalho dos auditores. Portanto, é essencial que exista um Código de Ética nacional ou um documento semelhante que regule a prestação dos serviços. Em todos os sectores dasociedade existe a necessidade de credibilidade. Assim, é essencial que os relatórios e pareceres dos auditores sejam considerados minuciosamente precisos e credíveis por terceiros especialistas na matéria. Todo o trabalho realizado pelos auditores deve ser submetido a avaliação pública para correcção, mediante a inspecção realizada pelo Poder Legislativo e/ou Executivo, e o exame comparativo com...
tracking img