Auditoria e controles internos no combate á fraudes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES

FACULDADE SUMARÉ

CONTROLES INTERNOS E A PREVENÇÃO DE FRAUDES NAS ORGANIZAÇÕES

ANDREA ELIZA DE SOUZA RA 0811963

CHRISTIANE DA SILVA GOMES RA 0922829

REGINA MAYUMI AGA RA 0813429

SÃO PAULO

2011

[pic]

INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES

FACULDADE SUMARÉ

CONTROLES INTERNOS EA PREVENÇÃO DE FRAUDES NAS ORGANIZAÇÕES

SÃO PAULO

2011

INTRODUÇÃO

1. Tema e Delimitação do Tema

O presente trabalho irá abordar a importância da implantação de controles internos eficientes para a prevenção de fraudes nas organizações ressaltando a importância do profissional auditor para execução desta tarefa.

1.1. Problematização

Um fator bastante preocupante nasorganizações, independente de seu porte é a preservação de seus ativos e as possibilidades de minimizar os riscos de fraudes coorporativas e ao pensar nesta problemática algumas argumentações podem surgir, como a seguinte: É possível coibir a fraude por meio de controles internos eficientes? A partir deste argumento pode observar-se que: Não, porque cada pessoa arruma um jeito de burlar os controles; ouainda que: Sim, se os controles internos forem dinâmicos e adequados a realidade específica de cada empresa.

2. Contextualização

Hoje em dia fala-se muito na mídia e em estudos especializados em administração e gestão empresarial em corrupção e fraudes dentro das organizações e alguns estudos afirmam que apesar das empresas se preocuparem com este fato ainda é pouco estudado métodoseficientes para auxiliar na diminuição de riscos inerentes a fraudes dentro da entidade. Por meio de controles internos alguns estudiosos demonstram que as possibilidades de ocorrência desses fatos fraudulentos diminuem significativamente.

Existem muitos artigos e sugestões que abordam este tema de forma clara e objetiva para auxiliar a gestão empresarial expressando de varias maneiras diferentesmodelos de procedimentos que podem ser adotados pelos gestores dentro de suas respectivas atividades operacionais e administrativas com a criação de sistemas de controles internos que verificam onde e quando as supostas ameaças podem ocorrer e após esta verificação analisar procedimentos internos, políticas e normas para reformulação do processo inserindo procedimentos que bloqueiem futuras ameaças.Em conformidade com esse e outros procedimentos torna-se indispensável ampliar os estudos a cerca de possibilidades e maneiras gerenciais que possibilitem e sirvam de ponteiros para inibição desses fatos dolosos.

3. Justificativa

A prevenção de fraudes é um ponto interessante em ser abordado e implantado nas empresas independentemente de seu ramo de atividade a fim de prevenir que ocorramdesagradáveis transtornos a cerca de sua existência podendo inclusive dependendo da ocorrência levar tais empresas a falência ou a extinção. Com a criação de impeditivos ou barreiras para que as organizações fiquem menos vulneráveis é segundo estudos a melhor maneira de proteção para elas.

Existem métodos de controles internos eficientes que podem ajudar de forma significante a prevenção defraude/ corrupção dentro das instituições por meio de auditoria interna.

4. Objetivos

Este trabalho tem por objetivo demonstrar a importância dos controles internos como ferramenta de gestão e como quando relacionado à auditoria interna contribui para ajudar os gestores na tomada de decisão. Atualmente conforme as organizações estão se expandindo economicamente, seus administradores necessitamdo auxílio da auditoria interna para captação de informações confiáveis de sua situação patrimonial e financeira e com a utilização de métodos de controles internos, minimizarem a ocorrência de fraudes dentro da própria entidade.

5. Metodologia
A metodologia utilizada para elaboração deste trabalho será baseada em pesquisa bibliográfica que segundo Gilberto de Andrade Martins em seu livro...
tracking img