Auditoria, qualidade e fraudes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AUDITORIA, QUALIDADE E FRAUDES

De acordo com a NBC T 12 – Da Auditoria Interna,
o termo fraude aplica-se a atos voluntários de omissão e manipulação de transações e operações, adulteração dedocumentos, registros, relatórios e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários.

SÁ (1997) define fraude como uma ação planejada para causar dano alguém, estando correlacionadaao dolo.
A fraude pode ser praticada através da falsificação ou alteração de registros ou documentos; da omissão de transações nos registros contábeis; do registro de transações sem comprovação; ouda aplicação de práticas contábeis indevidas.
Quando a contabilidade é usada para representar fatos inexistentes, ou então sem veracidade, com o propósito de beneficiar alguém em prejuízo de outrem,existe a fraude em contabilidade.
Fraude é evento certo em qualquer organização e como tal todos devemos estar preparados, ter conhecimentos para enfrentar e conviver com essa situação.
A fraude denatureza “maquilagem de processos, de produtos/resultados e de suas informações associadas” é de ocorrência fatal na sociedade de negócios em face de:
1. Suplantar a concorrência em perfeição notrabalho, tecnologia agregada aos produtos e serviços e participação nos mercados.
2. Maximização da utilidade dos recursos alocados ao ciclo de vida das linhas de negócios empresariais.Evidentemente a análise das células : é de responsabilidade de todos os profissionais da organização envolvidos na implantação, operacionalização e reciclagem de um modelo da qualidade total.
1. Sistemada qualidade: plano da qualidade; manual da qualidade;
2. Gestão econômica da qualidade – gestão financeira da qualidade; programa da qualidade; programa de incentivos;
3. Programa daqualidade – ponto de revisão da qualidade; ação da qualidade; indicador da qualidade.

Para Gil (1999) auditoria é uma função administrativa cuja natureza é cíclica, pois é harmônica com as demais...
tracking img