Auditoria fgv

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
DISCIPLINA: AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
PROFESSOR: JOSÉ CARLOS OLIVEIRA DE CARVALHO
TRABALHO EM GRUPO SOBRE A “ENRON CORPORATION”

TURMA: GFCA 5 – BRASÍLIA – DF

ALUNOS:

Isabela Rodrigues Henning
Márcio Vinícius Camargo
Luana Lima Ferreira
Jorge Roberto Sanches
José Maria Rocha


1 – A Enron utilizou de forma sistemática o WFH ( valor futurohipotético) como metodologia de registro contábil. Disserte sobre a possibilidade de utilização em nosso pais.

( Não é permitido. O registro dos ativos deve ser feito pelo valor de aquisição.

2 – Discorra sobre a utilização de ativos fictícios registrados nas demonstrações contábeis da companhia, apontando exemplos e procedimentos de auditoria para identifica-los.

( O ativo fictício distorcedo balanço patrimonial, pois revela um ativo que não existe. Isso é detectado por meio de um procedimento de auditoria denominado inspeção.

3 – O ativo diferido não é permitido pelas IFRS (normas contábeis internacionais). Em função do processo de convergência, a MP 449 de 2008 o extinguiu . Apresente sua posição acerca da extinção desse grupo.

( A obrigatoriedade de extinção do ativodiferido deveu-se em grande proporção ao escândalo da falência da Enron, quando foi descoberto que essa grande empresa usava do expediente de registrar contabilmente despesas como investimento.

Nossa posição:
Consideramos como vantagem da extinção do ativo diferido a diminuição do risco da existência de ativos fictícios;
E como desvantagens a agressão ao principio da competência contábil, esub avaliação do resultado da empresa em um primeiro momento.

4 – Discorra sobre o possível conflito de interesse no fato de uma entidade de auditoria prestar serviço de auditoria e consultoria ou contabilidade para o mesmo cliente no mesmo período. Disserte sobre essa prática no Brasil.

( O trabalho do auditor necessita de independência mental, ou seja, da regra de conduta mais relevantepara o exercício do auditor. Não havendo independência, o trabalho do auditor poderá ser desqualificado e contestado. Portanto, no trabalho do auditor não deve haver interesses financeiros, relações de negócios, prestações de outros serviços extensivos de consultoria e interesses e relações pessoais. No Brasil, o CFC, por meio da NBC-PA-02 aprovada pela resolução n. 1.034/05, definiu regras quetêm por finalidade impedir a ocorrência de fatos que coloquem em suspeição ou em risco a independência do auditor. Além disso, a resolução da CVM n. 308/99 determina que serviços de consultoria e auditoria passaram a ser considerados conflitantes para o exercício da auditoria independência.

5 – Disserte sobre as transações entre partes relacionadas na Enron e sobre procedimentos de auditoriaaplicáveis.

( Criaram-se diversas empresas cuja finalidade era absorver os prejuízos da Enron. Uma dessas permitiu que o contador separasse para si US$ 45 milhões. O controle que havia sobre elas era praticamente nulo, pois era feito pelo próprio contador que as criara.

6 – Evidencie os procedimentos de controle interno adotados pela Enron e sua (in)suficiência.

( Controle do turn-over por meiode demissões dos funcionários mal avaliados pelos pares; devia haver também um controle de produtividade dos funcionários, já que aqueles que mais produziam recursos para a Enron eram premiados com bônus; o controle do fluxo de caixa não era efetivo, pois o mesmo contador registrava as receitas, as despesas e guardava o dinheiro.

7 – Comente a mudança na posição da carteira (compra, manutençãoe venda) dos executivos da Enron no que pertine aos papéis da Enron. Evidencie a opinião do grupo considerando a legislação pátria .

( Os executivos da Enron tinham livre acesso à movimentação das ações da empresa, ou seja, podiam comprar e vender a todo momento, manipulavam os números da empresa para que as ações elevassem o valor, mas antes compravam sabendo do aumento do valor. Quando...
tracking img