Auditoria enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
ENFERMAGEM

COMO A AUDITORIA DE ENFERMAGEM AVALIA A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM.

Davi Messias Corrêa de Figueiredo

Arcos/2010

Davi Messias Corrêa de Figueiredo

COMO A AUDITORIA DE ENFERMAGEM AVALIA A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM.

Projeto de pesquisa apresentado a disciplina de Metodologia da Pesquisapara obtenção de notas e créditos.

Arcos/2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................................ 04.
1. Problema................................................................................................................... 05.
2.Hipóteses................................................................................................................... 05.
3. Objetivos................................................................................................................... 05.
4. Objetivo Geral........................................................................................................... 05.
5. ObjetivosEspecíficos................................................................................................ 05.

2. REFERENCIAL TEÓRICO...................................................................................... 06.

3. METODOLOGIA...................................................................................................... 08.

4.RECURSOS................................................................................................................ 09.

5. CRONOGRAMA........................................................................................................ 10.

REFERÊNCIAS................................................................................................................ 11.

INTRODUÇÃO

Na área da saúde, a busca por uma maior qualidade dos serviços prestados é cada vezmaior. Como a qualidade desses serviços reflete na integridade física e bem estar do ser humano, qualquer falha no prestação destes serviços gera prejuízos financeiro, legais e éticos para as instituições que prestam essa assistência.
Com o aumento da competitividade de mercado e exigência dos clientes, as instituições vêm buscando ferramentas para melhorar os seus serviços. A prática dorecurso de auditoria está presente nas diversas áreas de mercado, sendo um processo de avaliação dos serviços, que culmina em um instrumento educativo, com o qual é possível vislumbrar as deficiências e apontar possíveis soluções.
A auditoria de enfermagem é um recurso que vêm sendo bastante utilizado nas instituições hospitalares, podendo ser aplicada por meio de avaliação e acompanhamentoimediato das ações realizadas, ou por meio de avaliação dos registros contidos nos prontuários. O processo de auditoria é realizado por pessoas que não são envolvidos diretamente na execução do trabalho.
Sendo o prontuário na teoria um documento fidedigno das ações realizadas no paciente, a sua avaliação pode apontar os erros do processo de assistência de enfermagem e a partir disso épossível propor intervenções para que se consiga o máximo de qualidade nos serviços prestados.

p. 04

PROBLEMA:

Os registros da enfermagem nos prontuários podem ser utilizados como ferramenta do processo da qualidade da assistência?

HIPOTESE:

Os registros de enfermagem são uma importante ferramenta para se conseguir a melhoria da qualidade da assistência, sendo que por meio daauditoria se consegue levantar os erros do processo de assistência e assim propor medidas para intervir nestes erros culminando na melhora da assistência.

OBJETIVO GERAL

Auditar os prontuários de internação da Santa Casa de Arcos no período de Janeiro a Junho de 2010 quanto ao uso da enfermagem para admissão, evolução e alta hospitalar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Auditar os...
tracking img