Auditoria de imobilizados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Auditoria do Imobilizado
Compartilhe este trabalho
More Sharing Services 0
Autor: Maria Alves Vicente Andrade
Instituição: UNEMAT- MT
Tema: Auditoria
AUDITORIA DO IMOBILIZADO

INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo um estudo bibliográfico da auditoria no Ativo Permanente. Os bens do ativo permanente representam uma parcela significativa do ativo da empresa, sendo utilizados na manutençãodas atividades e não destinados à venda, possuem vida prolongada na empresa.
O ativo imobilizado é apresentado no balanço patrimonial no grupo do ativo permanente. Como procedimento normal de auditoria, todas as contas relacionadas com o ativo imobilizado devem ser consideradas por ocasião de sua auditoria. Essas contas representam: custos; depreciação acumulada corrigida; despesa de manutenção ereparos; valor de venda de bens do ativo imobilizado; valor contábil de bens do ativo imobilizado; valor contábil de bens do ativo imobilizado baixados; reserva de reavaliação e etc.
Para tanto temos a pretensão de desenvolver um trabalho que abranja os aspectos de controle do Imobilizado, os principais procedimentos e um exemplo de programa de auditoria do imobilizado.

I CONTROLE DO IMOBILIZADOO objetivo básico do exame do imobilizado é assegurar-se de que o custo corrigido desses bens não representa superavaliação e de que as depreciações acumuladas não estão subavaliadas; constatar a existência, posse e propriedade dos bens, bem como a existência, ou não de ônus e, caso exista, sua natureza e extensão; examinar a adequação de contabilização dos custos, correção e depreciação dos bens,sua classificação contábil, consideradas a natureza, vida útil e utilização dos mesmos; e estudar e avaliar o controle existente para os bens do imobilizado.
Na área do Imobilizado o auditor deve dedicar algum tempo à revisão dos controles internos existentes na empresa, para avaliar sua eficiência.
O auditor deverá verificar se existe sistema de autorizações para compras que evidencie, além dobem a ser adquirido, sua finalidade, custo estimado e, possivelmente, localização prevista.
Deve também identificar a existência de sistema de identificação, através da aposição de etiquetas apropriadas, correspondidas por fichas, ou listagens de controle mantidas na seção destinada a esse controle; a existência de sistema de autorizações para baixa ou transferência dos bens; existência depolítica definida para a contabilização de gastos destinados a imobilizações e a despesas.
Quando a empresa fabrica, ou recondiciona suas máquinas e implementos, o auditor deve verificar a existência de ordens de fabricação, autorizadas, contendo elementos que permitam a contabilização dos custos incorridos e o controle subseqüente desse bem. Deve verificar a existência de controle centralizado, atravésde fichas, listagens ou outra forma, contendo os dados essenciais dos bens do imobilizado, quanto a custo, correção monetária, depreciações acumuladas e corrigidas e outras pecularidades importantes.
Deve ater-se na conciliação periódica do sistema de controle com os registros contábeis; ater-se ao levantamento de inventário físico periódico, com inspeção visual de todos os bens e confrontoposterior com os controles.
Deve verificar a existência de política de cobertura de seguros adequada e eficiente; a existência de sistema de identificação de bens obsoletos ou inteiramente depreciados, para efeito de baixa, venda ou aproveitamento; existência de formas de contabilização apropriadas para as baixas e para os bens depreciados que continuam em uso e observar os controles apropriados paraferramentas de pequeno porte.
O exame da existência de ônus é uma questão de pesquisa cuidadosa. Normalmente tais ônus estão ligados a financiamentos. Neste caso, as confirmações bancárias revelarão o fato. Entretanto, o financiamento de que decorre o ônus, pode ser do próprio vendedor. Neste caso, quando o pagamento está sendo feito parceladamente, o contrato de compra/venda revelará o caso....
tracking img