Auditoria de imobilizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 5

1.1. ATIVO 5
1.2. ATIVO IMOBILIZADO 6

2. CONTABILIZAÇÃO E CONTROLE 10

2.1. AQUISIÇÕES 10
2.2. CONTROLE INTERNO 11
2.3. DEPRECIAÇÕES 13
2.4. BAIXAS 14
2.5. ARRENDAMENTO MERCANTIL 14

3. PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA 16


4. CONCLUSÃO 17


5. REFERÊNCIAS 18


6. ANEXOS 19


























INTRODUÇÃO



O presente trabalho aborda otema “Auditoria do Ativo Imobilizado”, partindo desta breve introdução, na qual se pretende conceituar Ativo e Ativo Imobilizado, e, sobre este último, elucidar também alguns detalhes sobre características, contabilização, contas, apresentação e divulgação, normas e procedimentos de auditoria, e a partir de então tratar da Contabilização de Controle e dos Principais Procedimentos de Auditoria.




1ATIVO


A verdadeira natureza do ativo deve ser compreendida, não apenas a memorização das contas contábeis que o compõem. Desta forma, e tendo em vista a multiplicidade de transações envolvendo receitas e despesas que tem interface com a definição e a mensuração do ativo, os padrões ficam mais claros no que diz respeito à classificação dos ativos.

Segundo Francisco D’Auria (1958, apud IUDÍCIBUS,2004, p. 137), o ativo é:

(...) o conjunto de meios ou a matéria posta à disposição do administrador para que este possa operar de modo a conseguir os fins que a entidade entregue à sua direção tem em vista.


A definição acima pode não ser muito completa por se restringir a tratar de “meios” e “matérias”, mas traz uma importante reflexão sobre o fato de representar ativo tudoaquilo que a empresa tem à sua disposição para buscar o cumprimento de seus objetivos. Em breves palavras, o conceito acima representa o conjunto de recursos econômicos que a empresa possui para o desenvolvimento de suas atividades.

Para Sprouse e Moonitz (1962, apud IUDÍCIBUS, 2004, p. 138) o conceito de ativo está atrelado à geração de benefícios futuros, decorrentes de direitos adquiridos apartir de transações presentes ou pretéritas. Outro conceito interessante, trazido a partir das experiências de alunos da USP e da PUC-SP, afirma que ativos são recursos controlados por uma entidade capazes de gerar, mediata ou imediatamente, fluxos de caixa.

Os dois últimos conceitos (parágrafo anterior) trazem a abordagem para o centro das discussões hodiernas acerca do tema: o valor efetivo deum ativo parece estar intimamente ligado à capacidade (e à medida desta capacidade) de geração de fluxos futuros de caixa. Portanto, partiremos do conceito abaixo, por entender que expressa de modo conciso a noção básica sobre o conceito de ativo (IUDÍCIBUS, 2004, p. 139):

(...) o teste de um ativo é que, ao trazer benefícios imediatos ou futuros, transformará esses benefícios ementradas líquidas de caixa ou em economia de saídas líquidas de caixa.


A abordagem moderna considera para definição de um ativo, primeiramente, o aspecto do controle. Depois disso, devem ser verificadas a propriedade e a posse. O ativo, conforme afirmado anteriormente, precisa conter os direitos a benefícios futuros e esses direitos devem pertencer exclusivamente à entidade.

Os ativos, porfim, são recursos econômicos à disposição da empresa alocados em prol da finalidade da mesma por determinado período de tempo e, por estarem relacionados aos objetivos da entidade, dependem diretamente da sua continuidade operacional.




2 ATIVO IMOBILIZADO



Segundo IUDÍCIBUS podemos caracterizar o Imobilizado como sendo “terrenos, edifícios, equipamentos, instrumentos e ferramentas, móveis eutensílios, moldes, veículos normais da empresa e sua vida estende-se, usualmente, além de qualquer período menor que o do ciclo de capacidade[1].” Duas características possibilitam reconhecer este ativo, conforme observamos abaixo:

• Possibilidade de ser utilizado nas operações normais da empresa; e

• Ciclo operacional.

Conforme salienta ALMEIDA (2003, p. 259), os bens classificados...
tracking img