Auditoria contabil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Muito se fala em Planejamento Estratégico e as empresas, de uma maneira geral, têm dado grande atenção a esta ferramenta da administração, tornando-se o foco de atenção dos seus gestores que visam adotar medidas positivas para as suas empresas, antecipando-se a possíveis fatos. Este ato de planejar pode ser dito como o ato de antecipar-se para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidadesoferecidas pelo mercado.
Na opinião de Oliveira (1998), planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando o melhor grau de interação com o ambiente onde está inserida, considerando a sua capacidade no processo de adequação.
Segundo Souza e Qualharini (2007), o grande benefício do planejamento estratégico é a tendência daredução dos efeitos de uma série de incertezas em um processo qualquer que deve ser considerado, tratando-se de uma percepção provável de um cenário esperado e os meios necessários para alcançá-lo.

Conforme Padoveze (2008, p. 69) o “planejamento estratégico é um processo que prepara a empresa para o que está por vir.” Conforme o mesmo autor, a estratégia de ação da empresa baseia-se nos seusobjetivos coorporativos que, por sua vez, baseiam-se nas suas metas, alinhadas à missão da corporação. Ainda, o planejamento estratégico deve incorporar todos os objetivos funcionais e divisionais da organização em um processo integrado e interativo.
Para Souza e Qualharini (2007), deve enxergar além da organização, sendo, portanto, de extrema importância considerar os reflexos dos fatoresexternos nos rumos e planos futuros traçados para a empresa que o utiliza como ferramenta de gestão. Assim, todas as estratégias e objetivos estabelecidos devem ser definidos como um todo visando maximizar o atendimento às expectativas dos clientes, internos e externos, colaboradores, acionistas, sociedade, fornecedores e governo.
O planejamento estratégico vem evoluindo nos últimos anos, desde oplanejamento orçamentário na década de 50 até a gestão estratégica na década de 90 (ESTRADA, 2007). Neste contexto está inserida a Gestão Estratégica como um modelo de gestão que tem por base o Planejamento Estratégico e a Administração Estratégica (GÜNDEL, 2008), adicionando a sua implementação outras perspectivas administrativas, como o Pensamento Sistêmico, Controle Integrado, Gestão da Mudança,Aprendizagem Organizacional, Eficiência e Eficácia Organizacional.
Desta maneira, ao se referir a gestão estratégica, Padoveze (2003), afirma que a mesma está ligada a controladoria estratégica, sendo a atividade que fornece as informações aos responsáveis pelo planejamento estratégico da organização, tanto financeiras quanto não financeiras, apoiando na análise, planejamento, implementação econtrole da estratégia organizacional. “É imperioso que o controller faça parte da estratégia administrativa, uma vez que seu sistema de informação deverá estar alinhado com as estratégias organizacionais e de negócios.” (PADOVEZE, 2008 p. 64)
A Controladoria pode ser definida como sendo uma unidade administrativa responsável pela utilização da Ciência Contábil em sua plenitude em prol da empresa(Padoveze, 2008). Neste contexto, sendo a Ciência Contábil uma ciência social, exige-se a comunicação e divulgação da informação gerada, cabendo a controladoria a responsabilidade de implantar, desenvolver, aplicar e coordenar todas as ferramentas utilizadas pela contabilidade dentro da empresa, atendendo suas diversas necessidades. Desta forma, a controladoria é responsável pelo sistema deinformações contábeis gerenciais da empresa, através do profissional denominado Controller, que atua de forma estratégica nos processos de gestão organizacional (CALIJURI, SANTOS & SANTOS, 2005).
Neste contexto, “o papel do controller é o de monitoramento do plano de ação da empresa, fazendo a avaliação coordenada da atuação de todos os gestores” (PADOVEZE, 2008, p. 50). Entretanto, salienta-se...
tracking img