Auditoria contabil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX

PERFIL DO CONTADOR E A VITRINE DAS PROFISSÕES: AUDITOR

BELO HORIZONTE
2010

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX

O PERFIL DO CONTADOR E A VITRINE DAS PROFISSÕES: AUDITOR

BELO HORIZONTE
2010
LISTA DE SIGLAS

AUDIBRA - INSTITUTO DOS AUDITORES INTERNOS DO BRASIL

CRC – CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE

CFC – CONSELHOFEDERAL DE CONTABILIDADE

COSRA - CONSELHO DE REGULADORES DE VALORES MOBILIÁRIOS DAS AMÉRICAS

CVM – COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS

IBRACON - INSTITUTO DOS AUDITORES INDEPENDENTES DO BRASIL

SFN – SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

Sumário

Lista de siglas
1 – Introdução
2 – Órgãos relacionados com os Auditores
3 - Descrição da Função
3.1- Auditor Externo
3.2- Auditor Independente3.2.1 - O que leva uma empresa a contratar um Auditor Externo ou um Auditor Independente
3.3 – Auditor Interno
4 - Formação
5 - Competências e Habilidades profissionais
6 - Mercado de Trabalho
7 - Possibilidades de Atuação/ Ascensão
8 - Remuneração
9 - Conclusão
10 - Referências Bibliográficas

INTRODUÇÃO

Este trabalho interdisciplinar tem o objetivo de analisar o profissional da área deauditoria. O que é auditoria?

Segundo o dicionário de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, uma das definições para Auditor é Perito-contador encarregado de auditoria. E para auditoria é Exame analítico e pericial que segue o desenvolvimento contábil, desde o início até o balanço; auditagem.

O auditor contábil deixou ser simplesmente um conferente do trabalho executado pelo contador, suatarefa vai além de verificar a veracidade dos lançamentos contábeis. Atualmente o papel do auditor contábil é a de corroborar junto aos administradores, acionistas, investidores, funcionários, e a quem possa interessar, subsídios para futuros investimentos na empresa e tomada de decisões.

Os auditores podem ser classificados em auditores internos e externos ou independentes. Nas empresas quepossuem um setor de auditoria, existe a figura do auditor interno, o qual deve possuir total independência, para que possa realizar um trabalho totalmente isento. Existe ainda o auditor externo ou independente, que trabalha para uma empresa que presta serviços de auditoria. Trabalha independente do auditor interno, mas também pode trabalhar conjuntamente, utilizando as informações repassadas por esse.Existem diversos tipos de auditoria, por exemplo: auditoria de sistemas, auditoria de recursos humanos, auditoria da qualidade, auditoria de demonstrações financeiras, auditoria jurídica, auditoria contábil, etc. Tratando-se de um leque enorme de profissionais, e como não é objeto de nosso estudo, selecionaremos para analisar, o Auditor contábil.

2 - ÓRGÃOS RELACIONADOS COM AOS AUDITORESVários são os órgãos que regulamentam e fiscalizam a profissão de auditor no Brasil. Dentre estes, podemos citar: CVM, IBRACON, CFC e CRC, AUDIBRA.

CVM

A CVM - Comissão de Valores Mobiliários é uma entidade autárquica e vinculada ao Ministério da Fazenda, que fiscaliza o mercado de capitais no Brasil. Assim, tanto o auditor externo quanto o independente estão sujeitos a prévio registro naCVM, quando exercer atividade o mercado de valores mobiliários.

IBRACON

O IBRACON - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil é uma empresa de direito privado sem fins lucrativos. Ele tem como objetivo elaborar normas relacionadas com auditoria (externa e interna) e perícias contábeis, além de exercer a representatividade dos profissionais auditores, contadores com atuação em todas asáreas e estudantes de ciências contábeis.
Dentro do IBRACON os associados estão divididos em grupos que são as câmaras. Existem a Câmara dos Contadores, a Câmara dos Auditores, e a Câmara dos Estudantes. Para associar-se ao IBRACON, o profissional deve optar, de acordo com sua área de atuação, por pertencer a uma destas Câmaras. Assim, se observa na citação que se segue:

A...
tracking img