Auditoria ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
Centro De Estudos Sociais Aplicados -Cesa
Coordenação Do Programa De Pós-Graduação – Lato Sensu
Curso: Especialização em Auditoria




AUDITORIA ABIENTAL





Relatório Ambiental apresentado à disciplina Auditoria Ambiental, ministrado pelo Prof. Adahil Pereira de sena




• CICILIA PUCCI• FRANCISCO JOSÉ PINHEIRO
• FRANCISCO CARLOS M. NUNES
• JOÃO BATISTA BRIOSO CRUZ
• VINÍCIUS LEITE DE CARVALHO




Fortaleza – Ce



2007


AUDITORIA AMBIENTAL


CONSIDERAÇÕES GERAIS

Em 15 de novembro de 2007, foi realizado pela Equipe – 02, composta de cinco alunos e outras equipes da disciplina Auditoria Ambiental do curso de especialização em Auditoriaturma II, uma viagem aos municípios cearense de Aracati, Fortim e Beberibe.
Ministrada pelo professor Adahil Pereira de Sena, a aula foi denominada aula de campo e teve como objetivo relatar e mostrar a situação das áreas visitadas e sua relação com a ocupação humana e o meio ambiente nesses municípios e principalmente nas suas localidades em que foram direcionadas as visitas.
No município deAracati, foi visitada a localidade de Canoa Quebrada. Esse ponto é mundialmente conhecido por se tratar de uma praia belíssima, circuladas por dunas e falésias tornando o local muito visitado por pessoas de varias nacionalidades , principalmente no período carnavalesco.
No município de Fortim foi visitada a bela enseada do rio Jaguaribe. Esse ponto e denominado de Delta do Jaguaribe, local emque o Rio Jaguaribe deságua no oceano atlântico.
No município de Beberibe foi visitada a bela praia de Morro Branco. Essa praia tem uma geografia privilegiada em toda sua composição. Morro branco Tem intensa visitação turística durante todo o ano.









PALAVRAS – CHAVES

CEARÁ – PRAIA – MEIO AMBIENTE - CANOA QUEBRADA – FORTIM – MORRO BRANCO.

ARACATI – CE.

CANOA QUEBRADA1- PROJETO DE ENERGIA EÓLICA.

Existe projeto, já em inicio de implantação, de torres para geração de energia eólica nas dunas da Praia de Canoa Quebrada. Parte da comunidade não deseja a implantação da obra, justificado a destruição das dunas onde vão ser instaladas as torres.

2 – APA – ÁRAEA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

• ÁREA: 6.340 há
• LIMITE: Desde O Ponto De Canoa Até A Foz Do RioJaguaribe.
• LEGISLAÇÃO: Lei 40/98 De 20 De Março De 1998.

3 – ESTRUTURA URBANA ATUAL.

Existe uma passarela na encosta das dunas próximo a praia, com a finalidade de tornar as visitas de turistas e visitantes mais agradáveis.
Há plantações de espécies de vegetais como coqueiros, palmeiras, palmas, entre outras, nas encostas das dumas com objetivos de proteger as encostas, mas ver-seem vários terrenos, outros fins, entre eles o de especulação imobiliária, visto que o local é de grande valor comercial. E assim, o posseiro, quer garantir a ocupação de uma área complementar a sua ocupação.

Existe um disciplinamento das vias urbanas de Canoa Quebrada, para garantir uma maior segurança aos visitantes, tendo em vista o passeio de bugges realizado nas dunas, mas que acirculação inicia-se nas ruas da localidade, bem como os demais veículos que circulam pela localidade. Existe um calçadão no trecho da rua principal, denominada “Bloder”, essa denominação foi motivada pela diversidade de pessoas de nacionalidades diferentes que circulam por ela. Nesse trecho da via não é permitido o trânsito de veículos. Esse local, também possui um intenso comércio de artesanato, grandeparte dele de produção dos povos nativos de Canoa. Entretanto, existem umas grandes variedades de empreendimentos empresariais feitos por pessoas de outros paises, principalmente do continente Europeu.

Há um sistema de saneamento urbano de boa qualidade, com ruas pavimentadas, praças e um sistema de coleta e tratamento de esgoto, a fim de manter a área de proteção dentro do ordenamento...
tracking img