Atualizadao

4324 palavras 18 páginas
COMEXNEWS - INFORMATIVO
COMÉRCIO EXTERIOR – CÂMBIO - NEGÓCIOS INTERNACIONAIS 32/2013
O ex-diretor do Federal Reserve (o banco central americano) Alan Greenspan disse que é "perfeitamente concebível" que os Estados Unidos voltem a ter em breve uma crise política com repercussões econômicas como a da semana passada, sobre o teto do endividamento do governo. Greenspan foi o homem forte da política monetária americana entre 1987 e 2006, durante gestões democratas e republicanas.
Apesar de dizer que simpatiza com alguns dos objetivos do movimento Tea Party, uma facção do Partido Republicano que defende políticas mais liberais na economia, Greenspan criticou duramente as táticas do movimento na negociação do teto da dívida.
Em entrevista à BBC, ele disse que a atuação do Tea Party é "antidemocrática".
Na semana passada, a falta de um entendimento político entre democratas e republicanos quase levou o governo dos Estados Unidos a uma moratória da sua dívida pública – que poderia ter consequências graves na economia do país.
A legislação americana estabelece um limite para o endividamento do governo. A administração estava prestes a passar deste limite, e necessitava alterar a lei para permitir mais empréstimos e evitar o calote.
No entanto, essa lei só pode ser alterada pelo Congresso. Os oposicionistas do partido Republicano – fortemente influenciados pelo Tea Party – condicionavam mudanças na lei a um recuo do presidente democrata, Barack Obama, na sua reforma no setor de Saúde.
Obama não recuou. Os republicanos só desistiram dessa tática no último dia, e finalmente votaram a favor da mudança da lei.
"Isso não faz o menor sentido. Na verdade, eu concordo com uma boa parte do que o Tea Party tenta fazer, mas discordo completamente com suas táticas. Eu nunca vi nada disso, com toda a minha experiência em Washington ou até mesmo antes", diz Greenspan.
"Eu não sei para onde vamos agora. É perfeitamente concebível que daqui a três ou seis meses estejamos

Relacionados

  • Metricas
    2121 palavras | 9 páginas
  • Modelo de gordon
    2333 palavras | 10 páginas