Atualidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 58 (14404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Prof. Rodrigo Ocampo Barbati ATUALIDADES Janeiro e Fevereiro/2012

PANORAMA DA POLÍTICA INTERNACIONAL CONTEMPORÂNEA POLÍTICA MUNDO Testes militares do Irã – jan/2012  De acordo com a agência oficial Irna, o Irã realizou testes com dois mísseis na região do Estreito de Ormuz na segunda-feira (02/01).  O local onde foram feitos os testes é a passagem estratégica do transporte de petróleo. Cercade 35% do tráfego do petróleo internacional passa pelo Estreito de Ormuz, na região do Golfo Pérsico.  O país decidiu fazer os lançamentos exatamente no momento em que os países ocidentais estudam reforçar as sanções contra o Irã por causa de seu programa nuclear. Acordo entre Hamas e Fatah – fev/2012  Os grupos rivais Hamas e Fatah, as duas principais facções palestinas, concordaram em nomearo presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, como chefe de um governo interino até que sejam realizadas eleições nos territórios palestinos.  As facções chegaram a um acordo durante um encontro entre Abbas e o líder do Hamas, Khaled Meshaal, em Doha, no Qatar, para a formação de um governo de unidade na Cisjordânia e faixa de Gaza.
1

 O acordo pode permitir aconvocação de eleições legislativas e presidenciais nos próximos meses, indo de encontro com o acertado em abril do ano passado entre os líderes palestinos, que previa eleições em maio.  A decisão marca um importante passo na tentativa dos rivais para se reconciliarem, depois de mais de quatro anos de governos separados na Cisjordânia e em Gaza. Teste (Cesgranrio – BNDES – Técnico Administrativo - 2010) AAgência Internacional de Energia Atômica censurou o Irã por ter iniciado clandestinamente a construção de uma usina de enriquecimento de urânio. Teerã reagiu anunciando mais dez usinas e a busca de tecnologia própria para enriquecer urânio até o teor de 20%, usado na produção de isótopos para medicina e pesquisa – para reatores, bastam 3% a 5%; para bombas atômicas, necessita-se de 80% ou mais.Revista Carta Capital, Ano XV, no 575, 9 dez. 2009, p. 22. Teste (Cesgranrio – BNDES – Técnico Administrativo - 2010) (...). A análise da notícia acima conduz à conclusão sobre o Irã de que o(a) A) enriquecimento do urânio é incompatível com essa região do planeta. B) país é considerado por essa Agência a mais forte potência nuclear regional. C) governo atual se empenha para recuperar o status depotência nuclear. D) programa nuclear iraniano está paralisado devido aos Estados Unidos. E) sua capacidade nuclear é insuficiente para produzir bombas atômicas.

2

PANORAMA DA POLÍTICA NACIONAL Política Brasil Negromonte deixa Ministério das Cidades – fev/2012  O ministro das Cidades, Mário Negromonte (PP), entregou na quinta-feira (02/02) seu pedido de demissão à presidente Dilma Rousseff(PT), que escolheu para ocupar o cargo o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).  Em menos de um ano, Negromonte é o sétimo ministro a deixar o governo após denúncias de irregularidades na gestão. STF mantém poderes do CNJ – fev/2012  Por seis votos a cinco, o Supremo Tribunal Federal (STF) devolveu ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o direito de iniciar investigação sobre juízes pordesvio de conduta.  Em dezembro, o ministro Marco Aurélio Mello havia dado liminar restringindo essa tarefa às corregedorias dos tribunais locais. O CNJ só poderia atuar em caso de omissão dos órgãos.  Foi a estreia da ministra Rosa Maria Weber, que votou em prol do conselho.  A decisão esvazia a crise instaurada entre o STF e o CNJ, cujos membros vinham trocando farpas em público e nos bastidores. A tensão entre os dois órgãos começou em setembro/2011, quando a corregedora do conselho, ministra Eliana Calmon, disse que havia "bandidos escondidos atrás da toga", em protesto contra o risco de o CNJ ser esvaziado.
3

 A decisão de ontem foi tomada no julgamento de uma ação direta de inconstitucionalidade proposta em novembro de 2010 pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB)....
tracking img