Atualidades 2012

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Temas de Atualidades 2012
Sergio –

Suspensão do Paraguai do Mercosul
No encerramento da 43ª cúpula do Mercosul, em junho deste ano, foi anunciada a decisão do bloco em suspender o Paraguai até que sejam realizadas novas eleições presidenciais democráticas no país. Tudo isso porque, neste ano, o Paraguai passou por um golpe de Estado organizado por parte do exército e grupos de oposição aoentão Presidente Fernando Lugo. Com a medida de suspensão do Paraguai do Mercosul, a Venezuela foi incorporada como membro pleno do bloco. Como esperado, as sanções contra o Paraguai não foram econômicas.

30 anos da Guerra das Malvinas
Em 2 de abril de 2012 foram comemorados os 30 anos da Guerra das Malvinas, que começou quando a Argentina reclamou como parte integral e indivisível de seuterritório e incluiu as ilhas como partes da província da Terra do Fogo, Antártica e Ilhas do Atlântico Sul. Apesar de o conflito ter começado na década de 80, a tensão entre Argentina e Reino Unido pelo domínio das Ilhas Malvinas, ou Falklands, ainda existe. Durante discurso em memória dos 649 argentinos mortos durante o confronto, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, disse:
"Não queremosnada mais que o diálogo entre os dois países para discutir a questão de soberania, respeitando o interesse dos habitantes, da maneira como assinalam as resoluções das Nações Unidas".
Na Argentina, a derrota no conflito fortaleceu a queda da junta militar que governava o país e que havia sucedido outras juntas militares instaladas através do golpe de Estado de 1976 e a restauração da democracia comoforma de governo. Por outro lado, a vitória no confronto permitiu ao governo conservador de Margaret Thatcher obter a vitória nas eleições de 1983.


O anúncio da descoberta da partícula de Deus
Em julho deste ano, após mais de 50 anos de estudos, os físicos do Grande Colisor de Hádrons (LHC), maior acelerador de partículas do mundo, anunciaram a descoberta de uma suposta nova partícula: obóson de Higgs, também conhecida por partícula de Deus. A nova partícula subatômica teria dado origem à massa de todas as outras partículas. Se sua existência for confirmada, será um passo importante da ciência na compreensão da origem do Universo

Primavera Árabe
No âmbito internacional, a maior revolta popular das últimas décadas, a Primavera Árabe, perdeu seu caráter de celebração da democraciapara se traduzir em imagens de massacres e protestos violentos no Oriente Médio.
A situação mais grave ocorre na Síria, onde uma guerra civil, iniciada em março de 2011, já deixou mais de 30 mil mortos e quase meio milhão de refugiados. O pior é que, por enquanto, não há perspectiva para uma trégua entre forças rebeldes e o Exército do ditador Bashar Al Assad.
Dois principais fatores tornam oconflito sírio complexo: disputas étnicas e religiosas entre a minoria alauíta (12% da população), no poder há meio século, e a maioria sunita (74%); e o impasse diplomático provocado pela Rússia, que apoia o governo sírio e veta medidas mais enérgicas contra ele no Conselho de Segurança da ONU.
O governo dos Estados Unidos também evitou intervir militarmente, por conta do clima já tenso naregião. No aniversário dos ataques do 11 de Setembro, um diplomata americano foi morto e protestos espalharam-se no mundo árabe depois da divulgação de um vídeo considerado ofensivo à religião muçulmana. Essas manifestações antiamericanas foram estimuladas por grupos fundamentalistas islâmicos, que ascenderam ao poder após a derrocada de ditadores na Primavera Árabe.
Tal panorama teve ainda reflexos nadisputa pela Casa Branca. As eleições presidenciais na maior potência econômica e militar do mundo estão marcadas para 6 de novembro. Barack Obama concorre à reeleição contra o adversário republicano, Mitt Romney.

Crise econômica internacional – Crise dos “subprimes”
Questões sobre economia, porém, ocupam o centro dos debates eleitorais, pois os americanos estão mais preocupados com as...
tracking img