Atualidade de paulo freire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Atualidade de Paulo Freire

Pedagogia ou “Andragogia”:

A palavra pedagogia vem do grego, e é formada por duas outras palavras: páidós, que significa criança, e agodé, que significa condução. Assim, a palavra pedagogo, em grego, era usada para designar o escravo que conduzia as crianças e que, logicamente, deveria ser de boa índole, educado e de confiança. Daí a utilização do termopedagogia, em nossos dias, para identificar os estudos e reflexões sobre a Educação, e pedagogo como a pessoa que reconhecemos ser capaz de implementar um processo educativo.
Em oposição a esse termo, tem-se discutido muito, na atualidade, um novo conceito denominado Andragogia (estudo do adulto). Esse termo tem a mesma origem etimológica que pedagogia e diferencia-se apenas porque é inicialmente formadopelo radical andrós, que significa “homem”. Sendo assim, a palavra andragogia é utilizada para designar a educação dos homens (e, é claro, também das mulheres). Sua formulação tem o objetivo de marcar a diferença dos processos educativos de crianças e adultos, já que historicamente as pesquisas sobre aprendizagem estiveram muito mais direcionadas ao público infanto-juvenil.
Um dos estudos maisantigos sobre esse assunto foi realizado por Lideman (1926). Esse autor identificou, pelo menos, cinco pressupostos-chave para a Educação de Jovens e Adultos, que mais tarde se transformaram em suporte para outras pesquisas. São eles:
* Jovens e Adultos são motivados a aprender; por isso, à medida que experimentam suas necessidades e interesses são satisfeitos. Por isso, esses são os pontosmais apropriados para se iniciar a organização das atividades de aprendizagem do adulto.
* A orientação de aprendizagem do adulto está centrada na vida; por isso, as unidades apropriadas para organizar seu programa de aprendizagem são as situações de vida, e não as disciplinas.
* A experiência é a mais rica fonte para jovens e adultos aprenderem; por isso, o centro da metodologia da educaçãodo adulto é a análise das experiências.
* Jovens e adultos têm uma profunda necessidade de serem autodirigidos.
* As diferenças individuais crescem com a idade; por isso, a Educação de Jovens e Adultos deve considerar as diferenças de estilo, tempo, lugar e ritmo de aprendizagem de cada aluno.

O Método de Paulo Freire

O trabalho implementado pela equipe de Paulo Freire, na década de1960, iniciava-se pelo que passaram a chamar de Pesquisa de Universo Vocabular. Depois que a comunidade aceitava envolver-se no trabalho, o grupo organizava uma primeira etapa de conhecimento da realidade local. Os educadores misturavam-se aos educandos e à comunidade onde eles viviam. Abriam os ouvidos e o coração, procurando saber o que pensavam e diziam as pessoas daquela localidade. A pesquisado Universo Vocabular consistia basicamente em levantar palavras e expressões de uso local.
Esse levantamento era feito em conversas, reuniões, festas, entre outros. Essa primeira etapa era fundamental, pois o seu conteúdo iria orientar todo o processo posterior de alfabetização, discussão e leitura da realidade local, além de contribuir para a produção coletiva do grupo.
Depois da realizaçãoda pesquisa, os educadores selecionavam as palavras que serviriam de apoio ao processo de alfabetização – as palavras geradoras. A seleção dessas palavras tinha um duplo objetivo: por um lado, atender a uma possibilidade de leitura da realidade social. Por outro lado, favorecer a leitura da palavra escrita.
As palavras geradoras carregam em si outro conceito importante dentro dessa metodologia: ostemas geradores. Esses temas fazem as questões de fundo que essas palavras sugerem, e servem de motivo para o debate implementado nos “círculos de cultura”.
A apresentação das palavras geradoras nos “círculos de cultura” era feita por meio de desenhos feitos em cartazes chamados de “fichas de cultura”. As fichas tinham um grande impacto no início do processo porque partiam de situações reais...
tracking img