ATT 1428526556994 ETAPA 2 ATPS

425 palavras 2 páginas
ETAPA 2 – DIETOTERAPIA NAS DOENÇAS PULMONARES Responder às seguintes questões: 1. Fernandes e Bezerra (2006), na primeira referência, defendem que os dois principais mecanismos envolvidos na gênese da desnutrição na DPOC são a ingestão inadequada de alimentos e o gasto energético aumentado. Com base nestes autores, falar a respeito da terapia nutricional implementada na DPOC. Resposta:
Geralmente os pacientes de DPOC apresentam desnutrição, perda de peso acelerada e da massa magra corpórea durante a exacerbação da doença, devido o aumento do trabalho ventilatório, nível dos mediadores inflamatórios e feito de algumas medicações que geram o aumento do metabolismo, ou seja maior gasto energético. Para o planejamento e aplicação da terapia nutricional, é preciso avaliar as necessidades do paciente e a ingestão alimentar habitual. Devemos analisar o gasto energético do repouso (GER) através da fórmula de Harris Benedict.
Devido a dificuldade na mastigação, deglutição e respiração debilitada, a TN mais adequada a princípio é uma dieta via oral, branda normoglicídica, hiperproteica e hipolipídica.
Referente a distribuição de nutrientes, observa­se que o excesso de carboidrato aumenta a produção de dióxido de carbono (CHO2) aumenta a frequência respiratória que pode levar a insuficiência respiratória. A dieta deve ser hiperproteica devido a perda da massa magra e rica em antioxidante, vitamina A, C e
D para combater os oxidantes liberados pelas células inflamatórias.
Indica­se o menor consumo de lipídeos, pois o excesso deste macro pode estar associado a danos ou diminuição na capacidade da difusão pulmonar.
Além disso, deve ser rica em fibras a fim de prevenir a constipação.

2. SBNPE e ABN (2011), na segunda referência, discorrem a cerca da terapia nutricional na doença pulmonar

Relacionados