Ats contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A origem da contabilidade está ligada à necessidade do homem fazer o registro do comércio. Segundo IUDÍCIBUS (2005, p. 31), “a Contabilidade é tão antiga quanto o próprio homem que pensa”. Mesmo na sociedade antiga, o ser humano já utilizava das ferramentas contabéis para controlar seus bens.
Somente no mundo antigo as civilizações começaram a realizar registros do seu patrimônio de maneiraquantitativa a fim de obter controle sobre o mesmo e avaliar o seu crescimento ou não. Após este período é apenas na era Medieval que a Contabilidade acaba evoluindo com maior intensidade. Foi nesse período, inclusive, que o Frei Franciso Luca Pacioli, considerado o  “Pai” da contabilidade ao criar o “método das partidas dobradas” (1494) torna-se conhecido.
O crescimento desta ciência ocorre demaneira natural, gerada pelo avanço do capitalismo, aumento das administrações públicas e privadas e o acúmulo de capital. Neste momento se fizeram necessários e imprescindíveis os registros e o controle das contas. É válido salientar que a Contabilidade só tornou-se ciênciagraças aos diversos pesquisadores e seguidores que foram dando continuidade e aperfeiçomento à História da Ciência Contábil.
Noséculo XVIII ocorreu na Europa um fenômeno que trouxe profundas modificações para a economia em todo o mundo. As transformações técnicas e econômicas iniciadas na Inglaterra substituíram a energia obtida do esforço físico pela energia proveniente de processos mecânicos. O passo seguinte foi a substituição de ferramentas mais simples por máquinas. Como consequência, o processo de produção semodificou profundamente quando a industrialização começou a substituir a manufatura. Isto fez com que a economia rural se transformasse em economia urbana. 
Embora tudo isto tivesse começado a ocorrer no século XVIII, foi somente a partir do século XIX que esse fenômeno passou a ser conhecido como "Revolução Industrial". Este nome foi usado pela primeira vez em 1845, pelo alemão Friedrish Engels, quefundou, ao lado de Karl Marx, o Socialismo Industrial, doutrina também conhecida como "Marxismo". As indústrias trouxeram, a partir do início da revolução, uma escala de trabalho que antes era exclusividade dos artesãos. O cálculo de custos se tornou bem mais difícil. O processo de apuração de custo de produtos vendidos na indústria é bem mais complexo do que no caso da empresa mercantil, e é formadopela utilização de vários fatores de produção: recursos naturais, capital, mão de obra, etc. Isto tornou a contagem de apuração de custos dos produtos vendidos muito mais difícil.

A Contabilidade, hoje estudada e praticada em bases científica e filosófica, originou-se nos primórdios da civilização como uma atividade inicialmente voltada para o simples registro de fatos (basicamente no sentidode controle). A necessidade de tornar eficaz a utilização dos meios materiais fez com que os dados registrados fossem transformados em informação útil, ferramenta indispensável à tomada de decisão. Esta exigência decorreu da própria evolução da estrutura sócio-econômica dos povos, e neste sentido é que se verificaram os progressos dos métodos contábeis.
A utilização de técnicas contábeisprimitivas remonta a mais de dez mil anos antes da era cristã e o seu aperfeiçoamento se deu em função de influências multiculturais. É fato, no entanto, que a bibliografia especializada, em particular aquela dedicada à introdução ao ensino de Contabilidade, em sua maioria, pouco discorre sobre os rudimentos históricos dessa ciência na antiguidade. Em consequência, o meio acadêmico, em geral, estáhabituado a conhecer o pensamento contábil a partir da apresentação do Método das Partidas Dobradas (também conhecido como Método de Veneza), em 1494, em Veneza/Itália, por um frei franciscano chamado Luca Pacioli.
A história da Contabilidade inserida no contexto evolutivo da civilização desde a pré-história até a exposição do Método de Veneza, está estruturada partes: 
- Fragmentos contábeis na...
tracking img