ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO NA ABORDAGEM DA AVALIAÇÃO, MEDIDAS PREVENTIVAS PRIMÁRIAS E ATENDIMENTO A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA NA ATENÇÃO BÁSICA.

872 palavras 4 páginas
1 INTRODUÇÃO
Este projeto de pesquisa tem como objetivo descrever quais são as atribuições e competências do enfermeiro ao atendimento à pacientes com hipertensão arterial na atenção básica junto à equipe mínima de saúde da família que atuam de forma integrada e com níveis de competência bem estabelecidos.

2 JUSTIFICATIVA Segundo o caderno de atenção básica: Hipertensão arterial sistêmica para o Sistema Único de Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde 2006, a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um problema grave de saúde pública no Brasil e no mundo. Ela é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais, sendo responsável por pelo menos 40% das mortes por acidente vascular cerebral, por 25% das mortes por doença arterial coronariana e, em combinação com o diabete, 50% dos casos de insuficiência renal terminal.
Os profissionais de saúde da rede básica de atendimento têm importância primordial nas estratégias de controle da hipertensão arterial, quer na definição do diagnóstico clínico e da conduta terapêutica, quer nos esforços requeridos para informar e educar o paciente hipertenso como seguir o tratamento.
A portaria nº 648 de 28 de março de 2006, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelece as normas para sua a organização incluindo o Programa Saúde da Família (PSF), afirma que a equipe multiprofissional deve ser responsável por, no máximo, 4.000 habitantes, sendo a média recomendada de 3.000 habitantes, com jornada de trabalho de 40 horas semanais para todos os seus integrantes e composta por, no mínimo, médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde.
Tornam – se básicos esses tópicos para poder reconhecer que cada profissional possui suas atribuições e competências na abordagem do paciente com hipertensão arterial sistêmica. A razão de analisar as atribuições e competências do

Relacionados