Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA

Gestão do Conhecimento

Empresa Dialética e Empresa Criadora de Conhecimento



1. IBM como empresa dialética
Louis V. Gerstner Júnior, principalconselheiro e CEO da IBM, revolucionou a história desta empresa quando ele não teve dúvidas em relação as suas principais qualidades, de acordo com ele “a IBM é uma empresa grande, mas rápida, empreendedorae disciplinada; ao mesmo tempo científica e direcionada ao mercado; capaz de criar capital intelectual em escala mundial e de fornecê-lo a um único cliente”.
Ele juntou seus conhecimentos obtidos pordecisões tomadas anteriormente em outras situações como: preferir manter a IBM junta em seus segmentos individuais veio por sua experiência na American Express, que o fez entender que a IBM teriamuito sucesso na parte de tecnologia de informação e no fornecimento de uma solução de funcionamento ao cliente, e a ideia de fazer dessa empresa uma das mais influentes de serviço na indústria veio desua experiência na Mckinsey e American Express que são líderes neste ramo. Louis V. Gerstner admite: “As empresas de serviços, não as de tecnologia, é o rabo sacudindo o cachorro”.
Louis Gerstner usoumuito o conhecimento tácito em suas ações, e quando foi escolher um sucessor verificou se a pessoa obtinha esse conhecimento como critério mais importante e que tivesse também, empolgação, ideais eemoções, foi aí que ele encontrou o sucessor perfeito chamado Samuel J. Palmisano. “Ele tem uma ligação emocional, de 24 horas por dia, com a vitória e com a aquisição de níveis sempre crescentes desucesso”, diz Louis Gerstner.
Louis Gerstner é um defensor do raciocínio dialético, pois ele enfatiza tanto o conhecimento tácito como o explícito e é de fato uma pessoa que representa muito a culturada IBM, pois nesta empresa ele optou por “respeito pelo indivíduo” uma das três crenças ditadas por Thomas j. Watson, e a IBM tem culturas fortes que reforçam crenças e valores tornando-a uma grande...
tracking img