Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS ETAPA 03: CASO POLÊMICO ENTRE RAFINHA BASTOS X WANESSA CAMARGO (limites do humor)
1º Pesquisar o maior número de informações possíveis sobre o caso envolvendo o humorista Rafinha Bastos (ex-CQC) e a cantora Wanessa Camargo.

Rafinha Bastos, gaúcho de 34 anos, tem causado muitas polêmicas com sua forma de fazer humor. Muitos já criticaram o comportamento profissional e porvezes, antiéticos do ex-apresentador e humorista do programa CQC. Todas as críticas foram muito bem fundamentadas tendo-se em vista que o alvo de Rafinha Bastos tem sido em sua grande maioria uma forma baixa e sem limites de linguagem em fazer humor.
Ele era considerado um dos artistas do humor mais comentados da televisão brasileira. Era uma das estrelas da Band e sua presença noprograma CQC conseguia trazer para emissora, picos de audiência no horário. No entanto nem sempre os comentários e a criatividade desse gaúcho traziam bons frutos.
No dia 19 de setembro de 2011, na emissora Bandeirantes-BAND e no programa CQC, o âncora do programa Marcelo Tas fez um comentário sobre a beleza da “gravidez” de Wanessa Camargo e logo, o apresentador Rafinha Bastos tambémfez um comentário e gestos a respeito, dizendo: EU COMERIA ELA E O BEBÊ, NÃO TO NEM AÍ, usando um tom um pouco debochado.
O que é mais “interessante” é que o apresentador em nenhum momento após o comentário fez alguma colocação contrária do que tinha dito. Não se sentiu incomodado com a situação. Esse desnecessário comentário teve uma repercussão monstruosa na mídia, deixandomuitas pessoas surpresas e até mesmo falando mal do programa.
Em consequência disso, o apresentador foi suspenso do programa.
A cantora Wanessa Camargo e o seu esposo, o empresário Marcus Buaiz, tomou uma atitude que com certeza outras pessoas da mesma forma ofendida tomariam, processou o apresentador Rafinha Bastos com Ação de 100.000,00 (cem mil reais) em reparação porDanos Morais.
Ele foi acusado de ter abusado da liberdade de expressão artística e de ter dirigido palavras de baixo nível contra a cantora. Por fim, saiu o despacho proferido pelo juiz da 18ª Vara Cível de São Paulo, Luiz Beethoven Giffoni Ferreira, Rafinha Bastos é condenado a indenizar a cantora em R$ 20.000,00 (vinte mil reais) por danos morais.
Com base nesse processomovido contra ele, fez outro comentário, ou melhor, dizendo outra piada dizendo que estaria arrecadando dinheiro com shows em Campinas e mais cidades para pagar o processo, e ainda acrescentou mais, espero doações amiguinhos.
Por causa desse comentário também será processado criminalmente.
Com vários fatos iguais a esse, muitas pessoas criticam e muitas pessoas aceitam,baseando-se em fazer humor e ser comediante.

2º Analisar todos os fatos pesquisados, verificando os prós e contra de todo o caso.

Analisando os fatos, num país onde a liberdade de expressão é lei, onde o povo é passivo, onde o brasileiro vive em estado letárgico, não é surpreendente o repúdio à Rafinha Bastos. O apresentador em suas atribuições de humorista fez uma piada ofensiva,envolvendo pessoas e pessoas conhecidas na mídia, mas não precisaria resolver a situação pedindo uma absurda quantia em dinheiro, isto mais uma vez fica provado que as pessoas estão mais interessadas em dinheiro do que a própria reputação.
“Liberdade de expressão não significa que é permitido fazer humor sobre tudo e de qualquer jeito”. Em muitos casos, ocorre ofensa à honra, mas cabea pessoa que sofreu o dano provar essa violação. Obviamente que por ser uma pessoa pública e conhecida, os efeitos de comentários baixos podem ter efeitos maiores, causar maiores transtornos.
A cada dia, pessoas “comuns” são ofendidas, discriminadas, muitas vezes agredidas verbalmente e até fisicamente e ninguém faz nada, a grande maioria das pessoas pensam que não adianta buscar...
tracking img