Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 02 – Completa
INTRODUÇÃO
O termo “negociação” gera imediatamente nas pessoas o pensamento do “ganha-ganha”, negociar nada mais é que: “... Um processo de comunicação interativo, no qual duas ou mais partes buscam um acordo, durante uma transação, para atender a seus interesses”. (BERNABEU, Francisco). Negociar é a principal forma de tomada de decisões, pois através dela decidimos até asquestões mais simples do cotidiano, como pedir desconto na compra de algo, por exemplo.
Obviamente que negociar no âmbito empresarial exige uma serie de requisitos, tais como: planejamento, conhecimento de com quem está se negociando, boa comunicação, entre outras habilidades. A capacidade de socialização também conta na hora de negociar, quanto mais sociável for mais chances tem de conquistar osobjetivos, sempre respeitando o equilíbrio das necessidades alheias. O negociador deve estar sempre aberto ao dialogo, precisa sempre procurar preservar o respeito mutuo, manter o foco nos interesses e gerar novas possibilidades usando critérios plausíveis. O principal objetivo da negociação é obter com êxito aquilo que se deseja, atualmente os negociadores se preocupam não somente com o ganhodeles próprios mas também com o da outra parte envolvida, por isso a comunicação é tão importante.
Outra peça fundamental é a preparação adequada para a negociação, essa pode proporcionar uma boa vantagem ao negociador, gera confiança e a negociação se dar em uma base sólida e concisa. É através do planejamento que parte todas as ações previstas para a negociação, pode-se formular os objetivosvisando os propósitos futuros, a formulação destes devem ser baseada na analise do ambiente externo, pois não adianta planejar objetivos futuros que não serão desempenhados. Vale a pena lembrar que o planejamento na negociação é tão constante como as mudanças do mercado.




DESENVOLVIMENTO
É evidente que não basta apenas conduzir a negociação de acordo com os costumes da outra parte. QuandoBarnabeu diz que: “Negociação é um processo de comunicação interativa”, não é por acaso, a mesma poderá ser facilitada dependendo do grau de confiança existente no relacionamento entre as partes, alguns fatores que ajudam nesse processo são: a credibilidade, cumprindo o que se promete, a coerência dizendo aquilo que se tem como valor e não o que a outra parte gostaria de ouvir ou estabelecer, areceptividade e aceitação dos valores morais e pessoais da outra parte evitando julgamentos, a clareza e sinceridade sendo objetivo, e oferecer somente aquilo que se pode cumprir.  Vale lembrar também da flexibilidade, a capacidade de considerar as necessidades alheias pelo menos tão importante quanto as nossas, bem como a predisposição para mudanças, inovações etc, é fundamental ao processo denegociação, pois tende a fazer com que a outra parte se predisponha a dialogar.
Negociar consiste em lidar com várias pessoas e suas diferenças de valores, crenças e personalidade, não seria diferente ao negociador ter tais diversidades. Pode-se classificar os negociadores em dois estilos específicos, mesmo sendo difícil, tendo em vista que cada pessoa tem seu jeito particular de negociar, tem-se oNegociador focado nos resultados e o Negociador focado nas pessoas. O primeiro se interessa apenas em conseguir seu objetivo a qualquer preço, chega até a intimidar, pressionar e não se importa em criar um clima de tensão, tem uma elevada (excessiva) autoconfiança, acredita que sempre tem a razão, considera a outra parte como um adversário que deve ser vencido para poder conseguir o maior benefíciopossível, as relações interpessoais não lhe preocupam, nem tampouco os interesses do oponente. Se estiver negociando de uma posição de poder, não hesitará em aproveitar sua vantagem para impor seu parecer. Utilizará qualquer estratagema para pressionar e conseguir seus objetivos. Este tipo de negociador pode ser efetivo em negociações específicas, mas resulta completamente desvantajoso quando se...
tracking img