Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“A origem da Educação escolar no Brasil- a ação dos jesuítas como parte do movimento da contrarreforma católica”.
A educação no Brasil primeiramente se deu através dos jesuítas, que chegou com ointuito de propagar a fé católica em resposta aos incrédulos e também ensinar os preceitos básicos, como ler, contar e escrever, tudo isso aos índios habitantes/residentes da época. Enquanto estiveramno Brasil, promoveram intensivamente a catequese dos índios, a educação dos filhos dos colonos, a formação de novos sacerdotes e da elite intelectual, além de controla a fé e a moral de todos queencontravam no Brasil.
Nos 210 anos em que os jesuítas estiveram no Brasil construíram as escolas elementares, secundárias, seminários e missões. (As primeiras escolas que foi na Bahia e no Rio deJaneiro).
Um do mais famoso protestante da época foi Martinho Lutero, que contestou fortemente as ações da Igreja católica, pois ele era totalmente contra os dogmas que a igreja católica pregava, no qual seobrigou O concílio de Trento, reunião entre papas iniciou a contra reforma que tinha como objetivo impedir a divergência de opiniões religiosas que era representada pela religião protestante. Osjesuítas aqui no Brasil eram os - soldados de Cristo - através da catequese e da educação, serviriam à ação da Contrarreforma, compensando as perdas do catolicismo na Europa com a conversão das populaçõesnativas do Novo Mundo.
Com a expulsão dos jesuítas a educação passou a ser de responsabilidade total do Estado, foram instituídas as aulas régias e os Estudos Menores que hoje conhecemos com o ensinofundamental e ensino médio. Mesmo depois que as escolas passaram a ser leigo o ensino da religião católica ainda era obrigatório.
Marques de Pombal queria reformulara a educação Brasileira, maspassados anos o Brasil continuou a ser um país dependente e submisso à política de opressão e como consequência o analfabetismo, o ensino precário e restrito.
Os jesuítas ficaram até o ano de...
tracking img