Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULOMATEMÁTICAINFORMÁTICA APLICA A MATEMÁTICAGELSON ARANTES RAJULIO MESQUITA RARENAN DE MORAES SILVA RARINALDO GEANEQUINE RAVINÍCIUS DE MORAES RASURDEZ X DEFICIENCIAAUDITIVAPROF. ISAÍAS TEIXEIRA2012OSASCO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma breve pesquisa sobre adeficiência auditiva passando por seus conceitos, classificações, contextualizaçãohistórica daidade média até as intervenções contemporâneas, destacando problemáticas sociais naabordagem educacional, médica e cultural.O método utilizado foi o de pesquisa bibliográfica, bem como deartigo, revistas econteúdo online correspondente ao tema.Ao término são apresentadas considerações do grupo sobre o tema, resultadoderivado de discussões realizadas durante o processo de investigaçãoe elaboração datrabalho, além da contribuição filosófica que tal atividade agregou aos indivíduos.

INTRODUÇÃOA audição é um dos elementos que compõe o canal de comunicação do ser humanoepossibilita a conversão de signos sonoros em compreensão comum, ou seja, a linguagem, e épor meio dela que nos tornamos humanos de fato, pois segundo Leontiev quando nascemossomos apenas candidatos a sereshumanos, tendo, portanto aptidão para desenvolver aptidões.Necessitamos do outro para compreender o mundo, nos organizarmos espacialmente,transmitir pensamentos, e nesse aspecto a linguagem oral tem umpapel mediador. O que fazerporém quando há deficiência nessa função ou ainda não a possui?CONCEPÇÃOSegundo o Ministério da Educação e Desporto (MEC) a deficiência auditiva é definidacomo sendo:
Perdatotal ou parcial, congênita ou adquirida, da capacidade de compreender a falaatravés do ouvido. Manifesta-se como surdez leve ou moderada, que é a perda de até70 decibéis e surdez severa ou profundaque é a perda auditiva acima de 70 decibéis(BRASIL, 1994 p. 14).
A surdez é dividida em duas categorias:


Moderada

onde o indivíduo expressa-se oralmente e, com o auxílio ou não...
tracking img