Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS - Administração da Produção e Operações

Etapa 1:
Passo 1 -
A história da Administração surgiu há muitos séculos atrás, mais precisamente no ano 5.000 a.c., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorar a resolução de seus problemas práticos, então surgiu a arte e o exercício de administrar.
Na evolução histórica da administração, duas instituições dedestacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares.
A Igreja pode ser considerada uma organização mais formal, mais eficiente da civilização Ocidental. Através dos séculos vem mostrando e provando a força de atração de seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas, espalhando-se por todo mundo e exercendo influência, inclusive sobre o comportamentopessoal de seus fiéis.
As Organizações Militares, evoluíram das displicentes ordens dos cavaleiros medievais e dos exércitos mercenários dos séculos XVII e XVIII até os tempos modernos com uma hierarquia de poder rígida e adoção de princípios e práticas administrativas comuns a todas as empresas da atualidade.
O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu nofinal dos séculos XVIII e se estendeu o longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, chamou-se REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
A partir disso, vamos descrever alguns conceitos dessa evolução histórica:

* Just in time:

Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deveser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. O termo Just in time é em inglês, e significa na hora certa.
Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário, ou seja, os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados, não existe estoque parado. O próprio conceito do termo érelacionado a produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e só depois fabricá-lo ou montá-lo.

* Engenharia Simultânea:

É uma abordagem sistemática para o desenvolvimento integrado de produtos que enfatiza o atendimento das expectativas dos clientes. Inclui valores de trabalho em equipe, tais como cooperação, confiança e compartilhamento, deforma que as decisões sejam tomadas, no início do processo, em grandes intervalos de trabalho paralelo incluindo todas as perspectivas do ciclo de vida, sincronizadas com pequenas modificações para produzir consenso.

* Tecnologia de Grupo:

É uma filosofia de manufatura na qual, peças ou outros objetos (planos de processo, produtos, montagens, ferramentas, etc.) similares sãoidentificadas e agrupadas para se aproveitar as vantagens de suas similaridades, nas diversas atividades da empresa (projeto, manufatura, compras, planejamento e controle da produção, etc.).

* Consórcio Modular:

Ele permite a redução nos custos de produção e investimentos, diminui os estoques e o tempo de produção dos veículos, aumentando a eficiência e produtividade, além de tornar mais flexível amontagem de veículos. Foi utilizada pela primeira vez na Empresa Volkswagen.

* Células de Produção:

É uma ferramenta gerencial originária do sistema Japonês Just in time, usada atualmente por empresas de todos os ramos de atividade, no mundo inteiro.
O trabalho, das células de produção consiste em: Definição da capacidade de produção instalada da fábrica; elaboração de layout alternativa,para o sistema de célula; orientar na locação das máquinas, conforme especificadas no layout; fazer funcionar o sistema no início de sua operação; orientar os operários, sobre o funcionamento do sistema; treinas as pessoas encarregadas de produção e gerente de produção, etc.
Com isso temos os seguintes resultados: Facilita o gerenciamento do processo; melhor aproveitamento de espaços físicos...
tracking img