Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A estrutura de ensino no Brasil.
O Brasil é país em desenvolvimento que diz tratar a educação com prioridade, porém deixa “falhas no sistema” existente no país. O mundo se encontra em constantecrescimento, muda a cada minuto, sendo assim o aprendizado, a sabedoria do ser humano se torna essencial no meio onde ele vive.
A estrutura do sistema de ensino federal, estadual e municipal, possuipontos em comum: as normas de procedimentos, conteúdos, métodos elaborados, diretrizes, ideias e projetos, mesmas intenções para o setor educacional. As condições no setor público degradaram-se nosúltimos anos, professores e demais funcionários em educação, vivem desestimulados pelas péssimas condições de trabalho, mal remunerados, sem capacitações, com faltas de conhecimentos básicos à educação.
Nonosso município, além da articulação entre os elementos de um mesmo sistema ocorre também articulação com outros sistemas existentes na sociedade tais como, político, religioso, cultural, econômico ejurídico. Há, portanto ações e reações decorrentes de contato do sistema ensino com outros sistemas, e os vários tipos de contatos são frutos das condições, históricas, econômicas e políticasexistentes na sociedade e que afeta diretamente nosso sistema de ensino. O Município de Sorocaba instituiu seu sistema de ensino no ano de 1998, reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação através doParecer CEE nº. 197/98. O conceito de organização do Sistema Municipal de Ensino consta na Constituição Federal de 1988 e Constituição Estadual de 1989, mas somente após a promulgação da EmendaConstitucional nº 14, de 1996, e a vigência da Lei no. 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ficou claramente definida a amplitude dos sistemas federal, estadual e municipal de ensino. OConselho Municipal de Educação de Sorocaba foi criado pela Lei Municipal nº 4.574 de 19 de julho de 1994, alterada pela Lei Municipal nº 6.754 de 22 de novembro de 2002.
São 18 conselheiros com...
tracking img