Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS
DESENHO TÉCNICO
Passo 1 (Aluno)
Leia o capítulo um do livro texto da disciplina e discuta os principais tópicos com seu grupo.

Passo 2 (Equipe)
Responda às questões relacionadas à disciplina do desenho técnico.
a) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.R: Desenho artístico: destinado apenas a transmitir uma imagem, sem grande ênfase na quantificação das dimensões do objeto. O desenho artístico pode ter para diferentes indivíduos várias interpretações e significados do mesmo objeto.
Desenho técnico: destinado a explicitar com rigor a forma e as dimensões do objeto representado, bem como os aspectosrelevantes, para a sua produção. O desenho técnico deve ser perfeitamente perceptível e sem ambigüidades na forma como descreve determinado objeto.
b) Descreva quais são os modelos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.
R: Os modos mais usados em desenho técnico são as representações em vista e em perspectiva.
Perspectiva: é usada quando se quer ter uma visão espacial, rápidade determinado objeto.
Vista: é um dos tipos de representação mais usada em engenharia e se baseia no conceito de projeção ortogonal.
c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambigüidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho “falem a mesma língua”. Especifique qual é a norma ou órgão queserve como referência das normas individuais de cada país.
R: Para uniformizar o desenho, existem as normas de desenho técnico. Uma norma de desenho técnico não mais do que um conjunto de regras ou recomendações a seguir quando da execução ou da leitura de um desenho técnico. Existem vários organismos nacionais e internacionais de normas. No nível europeu as normas de maior aceitação e aplicaçãosão as Euro-Normas (EN), semelhantes em geral às normas ISO (Inetrnational Organization for Standartization). No continente americano, as normas ANSI (American National Stardads Institute) são as normas de aplicação quase exclusiva. No nível de cada país, existem também organismos ligados à normatização. Em Portugal o IPQ (Instituto Português da Qualidade) é o organismo responsável pelanormatização, que produz normas com o prefixo NP, assim como na Inglaterra é o BSI (British Standasds Institute), que produz as normas com o prefixo BS. Na normatização de máquinas são muito usadas as normas alemãs DIN.
Normas Portuguesas NP sobre desenho técnico.
NP 48:1968 Desenho Técnico, formatos
NP 49:1968 Desenho Técnico, modo de dobrar folhas de desenho.
NP 62:1961 Desenho Técnico, linhas e suasutilizações.
NP 167:1966 Desenho Técnico, figuração de matérias em corte.
Normas Européias EN sobre Desenho Técnico.
EM 2851:1992 Série aeroespacial, marcação de peças e conjuntos, exceto motores. Indicação nos desenhos.
Normas ISO sobre Desenho Técnico
ISO 128:1982 Technical Drawings – General Principles of presentation.

Passo 3 (Equipe)
Leia o capítulo 3 do livro texto e responda aosquestionários pertinentes a esse capítulo:
a) Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normatizada em desenho técnico.
R: A utilização de escrita normatizada tem como objetivo básico a uniformidade, a legalidade e a reprodução de desenho sem perda de qualidade. Na família de normas ISSO 3098 são definidas as características da escrita normatizada.
b) A norma ISO 128:1982 define10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.
R: A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessura, designados pelas letras A a K. A utilização correta dos tipos de linhas facilita a interpretação dos desenhos e sua compreensão.




TABELA TIPOS DE...
tracking img