Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Antes de abordar os principais conceitos de uma negociação é importante saber que ela está por toda a parte, podendo ser dentro de uma empresa, exercida por qualquer tipo de funcionários, todos estão sujeitos a negociar.
E para que a negociação venha com o melhor resultado para ambas as partes, é preciso uma boa comunicação, informações concretas e objetividade.A Negociação muda, de acordo com os propósitos de cada negociador, portanto é preciso sempre saber das necessidades, interesses, dúvidas e até fraquezas do outro lado da negociação.
Além de ser um bom ouvinte e entendedor .
No contexto a seguir, vamos tratar dos conceitos e habilidades de um negociador .


Conceituação de Negociação

A negociação é realizada entre duaspessoas, ou seja a negociação é uma comunicação bilateral, com o objetivo de alcançar os objetivos das duas partes envolvidas com total excelência. Esse é um tema muito discutido por ser um assunto fundamental tanto para as organizações, quanto com pessoas comuns que negociam algo no seu dia a dia.
Tudo hoje em dia é negociador seja um produto para uso pessoal a ser comprado, seja um grandepedido para uma organização, em prol de se obter benefícios pagar menos, usufruir mais, ou tem um produto de melhor qualidade, os motivos de uma negociação são extremamente variáveis.
Um exemplo muito importante a ser citado quando se trata de negociação é a negociação ganha-ganha, que é quando ambas as partes envolvidas no processo saem beneficiadas nesta negociação. Ao contrario denegociações do passado que cada um procurava atender às próprias necessidades, sem se preocupar com a outra parte. Como foi dito hoje em dia já se tem essa certa preocupação.
Outro aspecto indispensável além da informação são as habilidades em questão do negociador, como saber ouvir, ou seja, é necessário entender, e absorver o que a outra parte envolvida tem a dizer, transformando o que foi dito eminformação. De acordo com Martinetti & Almeida (1998) “Ouvir, significa não apenas escutar o que a outra parte tem a dizer, mas acima de tudo entender e absorver efetivamente as informações passadas. Quando se ouve efetivamente é possível processar as informações recebidas, separar aquilo que é realmente útil, guardar o que poderá ser utilizado futuramente, bem como buscar novas informações paracomplementar o que foi recebido.”








Complementando algumas teorias e definições muito interessantes sobre negociação


Negociação é um processo de tomada de decisão entre partes interdependentes que não compartilham preferências idênticas. É pela negociação que as partes decidem o que cada um deve dar e tomar em seus relacionamentos (Neale, citado por Chiavenato);“Negociação é um processo de buscar a aceitação de idéias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais. (L. A. Junqueira-IMVC).”


"Negociação é umprocesso em que duas ou mais partes, com interesses comuns e antagônicos, se reúnem para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançar um acordo." (Berlew, citado por Carvalhal, 2011)


A negociação só acontece quando as partes estão aptas a realizar trocas, isso acontece
frequentemente, quando as partes estão cientes de que é preciso dar poder antes dereceber. O ponto essencial está na concessão, e ambas das partes devem obter vantagens sobre elas. A cada pessoa envolvida na negociação tem uma visão única das situações com base no ponto de vista e sua conveniência, as variáveis básicas influenciando o processo, essas variáveis são; tempo, informação e poder.
Variável Tempo - O tempo, uma variável que deve ser estudada e analisada...
tracking img