Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HENRY FORD E AS TEORIAS CLÁSSICAS DE ORGANIZAÇÃO

INTRODUÇÃO

Henry Ford foi um homem com grande sentido de criatividade e responsabilidade, uma pessoa que deixou uma marca na História. Este trabalho fala da forma como criou e desenvolveu vários modelos de carros.

BIOGRAFIA

Henry Ford nasceu em 1863, nos Estados Unidos. Era filho de pais emigrantes, William e Mary Irish Ford, queexploravam uma quinta em Dearborn, Michigan. Henry ajudava o pai nas colheitas e frequentava a escola pública. Com 16 anos de idade, partiu para Detroit à procura de emprego. Foi aprendiz de mecânica e mais tarde, quando regressou a casa, trabalhou para a Westinghouse Motor
Company. Em 1888, casou com Clara Bryant. Passados alguns anos, mudaram-se para Detroit, onde Ford fundou a Ford Motor Company, em1903. Logo após a criação da empresa, foi processado pela associação de fabricantes de automóveis licenciados, mas, em 1911, ganhou o caso em tribunal.
O Modelo T foi introduzido no mercado em 1908, tendo sido produzido ao longo de 19 anos.
Em 1914, a produtividade aumentou e o custo dos automóveis diminuiu. Para assegurar uma mão-de-obra estável, Ford instituiu um salário mínimo de 5 dólarespor dia. Em 1916, os lucros da fábrica ascenderam aos 60 milhões de dólares.
Em 1927, o Modelo T foi retirado do mercado, após terem sido fabricados e vendidos cerca de 15 milhões de viaturas. Nos anos que se seguiram, a Ford perdeu terreno para as empresas concorrentes.
Henry Ford morreu no dia 7 de Abril de 1947.

AS SUAS CRIAÇÕES

Henry Ford revolucionou a indústria com o seu Modelo T efoi responsável pela popularização do automóvel como meio de transporte. Na Primavera em 1896, completou a sua primeira «carruagem sem cavalos», que mais tarde vendeu por 200 dólares, de forma a construir outro automóvel, mais leve e forte.
Em 1899, já tinha construído três carros e ganho a experiência necessária. Abandonou a Edison Illuminating Company, juntou-se a dois sócios e, com o apoio de umpequeno grupo de empresários, organizou a Detroit Automobile Company, da qual era engenheiro-chefe.
A companhia desmembrou-se em 1900, depois de Ford se queixar de que os directores não estavam dispostos a massificar a produção de um modelo padrão.
Em 1901, criou outra empresa e fabricou modelos de corridas impraticáveis. Nesse mesmo ano construiu o «999», com o qual Barney Oldfield disputouvárias corridas, alcançando vitórias que funcionaram como publicidade e trouxeram apoio financeiro às ideias de Ford.
A 16 de Junho de 1903, aliado a um empresário de carvão de Detroit, Alexander Y. Malcolmson, e a um pequeno grupo de investidores, fundou a Ford Motor Company.
O primeiro carro produzido pela nova companhia demorou um mês a ser vendido, mas a partir daí os pedidos e a produçãoaumentaram rapidamente. Os primeiros lucros constituíam mais de 100% do investimento inicial, o que permitiu melhorar os modelos e aumentar a produção. Entre 1904 e 1905, foram vendidos mais de 5000 veículos.
Em 1905, Malcolmsom e Ford, apesar de concordarem com a produção de um único modelo, divergiram sobre qual. Enquanto Malcolmsom defendia um modelo dispendioso, Ford acreditava que um modelosimples seria mais interessante para os negócios. Estas divergências levaram Ford a assumir a presidência em 1906.
Nos anos seguintes, viu-se obrigado a travar uma batalha judicial com George Baldwin Selden, que detinha a patente, datada de 1879, de fabricação de uma locomotiva, mas que abrangia as máquinas de estrada de um modo geral.
Em 1906 e 1907, Ford implantou na companhia a política deproduzir um carro padronizado relativamente barato, que necessitasse de um mínimo de cuidado e custos de manutenção. Projectou primeiro o fiável Modelo N e melhorou-o, construindo o Modelo T, que ficou conhecido em todo o mundo como o «carro Ford».
Em 1909, anunciou que a companhia fabricaria apenas o chassis do Modelo T e que o cliente poderia ter um carro pintado com a cor que desejasse desde que...
tracking img