Atps a

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CURSO DE EDUCAÇÃO Á DISTANCIA

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

TEMA: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

AMERICANA – SÃO PAULO
2012

ALUNOS:
Carla Cecilia Lourenço Parra RA:398357
Cristiano David Viana RA:352441
Dayane Iamamoto augusto RA:394263
Maria de Fatima Rola Albano RA:393080

E-MAILS:
carlinha-mi@hotmail.comcristianodviana@gmail.com
day_iamamoto26@hotmail.com
fatimacont.ra@gmail.com

TUTOR PRESENCIAL:Carmem Priscila

DISCIPLINA: Ciências Sociais

PROFESSOR EAD: Cláudia Benedetti

DESAFIO: Ciências sociais e sua representação na sociedade.

AMERICANA – SÃOPAULO

Sumário
SIGNIFICADOS DE CULTURA, INDÍVIDUO E SOCIEDADE 4
CULTURA 4
INDIVÍDUO 4
SOCIEDADE 5
CONTROLE SOCIAL PRIMÁRIO 5
A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAISO 5
A CLASSE OPERÁRIA 7
ILHA DAS FLORES 9
BUMBANDO MORRO DO BUMBA 11
PAJERAMA 12

SIGNIFICADOS DE CULTURA, INDÍVIDUO E SOCIEDADE

CULTURA
É a contínua aquisição de novas maneiras de agir, pensar, se comportar, são hábitos ecostumes que vão se consolidando ao longo do tempo e que se interiorizam de tal modo no indivíduo que ele considera tais comportamentos naturais.
A cultura não é medida cientificamente, não se podem distinguir graus de cultura em mais avançada, atrasada, melhor ou pior.
Segundo a obra “A construção social da realidade”, pode-se entender por cultura as diversas realidades apresentadas a cada um, ondemediante as situações escolhidas pelo indivíduo gera-se determinada cultura, podendo modificar-se de acordo com as mudanças de realidade que ocorrem ao longo da vida.
Muitos encontram diante de si diversos caminhos a serem seguidos, realidades que dependem de ser escolhidas para indicar uma direção.
Essas múltiplas realidades, segundo Berger e Luckmann, estão diante de nós indivíduos, todos osdias e momentos, realidades estas já desenvolvidas como: locomoção através do transporte público irá nos levar a conhecer, ou apenas nos deparar com novos indivíduos, situações e ambientes que se, outrora optássemos pelo transporte privado não nos seriam apresentadas tais situações, tendo assim, duas realidades à disposição e escolha do indivíduo.
Por meio dessas escolhas de realidades oindivíduo pode originar assim diversas culturas diferenciadas, onde a cultura dependerá da inteiração do indivíduo com o ambiente e com o outro a sua volta. Ocasionando determinados grupos culturais, cada qual com suas preferências.

INDIVÍDUO
Podemos afirmar que o grupo social, a sociedade, precede o indivíduo, sendo o ser humano um produto da interação social. Todas as pessoas nascem dentro de umgrupo, e este dotará o indivíduo com os mesmos traços sociais dos outros membros e que o farão ser aceito dentro do grupo social a que pertence.
No início, ao passo que o organismo humano cresce e se desenvolve na geração do feto, ainda na barriga da mãe o indivíduo já começa a obter contato com o ambiente natural, mas também tem acesso a um ambiente externo onde este se compõe de uma organizaçãocultural e social pré-existente a chegada do indivíduo.
Ao se desenvolver com o passar do tempo cada indivíduo mostra controle sobre suas ações e culturas a seguir, dando surgimento ao indivíduo que se formará com a capacidade de adaptação, assim consegue dar sua contribuição à sociedade ao seu redor.

SOCIEDADE
Podemos definir socialização como sendo a aquisição das maneiras de agir, pensar esentir próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que o indivíduo vive. Esse processo tem inicio no momento em que nasce continua ao longo de toda sua vida e só acaba quando a pessoa morre.
A socialização do indivíduo numa dada sociedade permite que ele adquira uma personalidade própria, que o diferenciará dos demais e ao mesmo tempo o identificará com o seu grupo social.
A base de...
tracking img