Atps quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES ANHANGUERA - RIBEIRÃO PRETO.
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E MECÂNICA




Trabalho de química Atps



Engenharia Elétrica e Mecânica
Turma “B”







Ribeirão Preto – SP – Novembro de 2011






ETAPA 3
_ Aula-tema: O modelo de ligações metálicas

1_ Explique como ocorre uma ligação metálica.

R: A ligação metálica ocorre entre dois átomos de metais. Nessaligação todos os átomos envolvidos perdem elétrons de suas camadas mais externas, que se deslocam mais ou menos livremente entre eles, formando uma nuvem eletrônica (também conhecida como "mar de elétrons")
Resumido: É a ligação que ocorre entre metais, onde os elétrons de valência dos metais podem se mover livremente na banda de condução. Devido a essa mobilidade eletrônica, os metais sãomaleáveis e conduzem corrente elétrica, entre outras de suas propriedades. Ela ocorre, principalmente, pela pouca afinidade eletrônica dos metais e pelo compartilhamento dos elétrons na banda de condução.

2_Defina o que é uma liga metálica e cite o nome e a composição de 3 ligas metálicas importantes para a indústria.

R: LIGAS DE METAL
Ligas metálicas são feitas de um agregado cristalino de doisou mais metais ou metais com metalóides. 
As ligas são obtidas através de fusão dos metais diferentes em uma panela e em seguida, deixando o líquido solidificar formando uma estrutura cristalina granular visíveil a olho nu ou com o microscópio de luz.

A estrutura é composta de diferentes micro constituintes ou fases, tais como:
Único cristais ou componentes puros, cristalizada separadamentecom cada cristal contém um único componente. Neste caso, a liga eutética é chamado de uma mistura íntima de cristais de cada um consistindo de um único componente puro. Estas ligas são de pouca aplicação prática devido ao seu baixo teor de propriedades mecânicas. 

Devido à sua baixa temperatura de fusão, são usados ​​quase exclusivamente para solda nova. O exemplo típico é de chumbo-estanho ligautilizada na soldagem de chapas de zinco, cobre e latão.

-Glass elementos compostos. Estes cristais são formados por componentes químicos que não podem ser distinguidos separadamente nos componentes originais como o ferro de carboneto que dá dureza para aços que as contenham.

-Solid cristais solução. Nomeado para semelhança com soluções líquidas. Eles consistem de uma solução sólida doscomponentes puros ou um e um composto químico de ambos. Eles são formados devido à solubilidade dos componentes em estado sólido.

Quando os cristais são formados solução sólida com resfriamento muito lento, são a estrutura muito homogênea e boas propriedades mecânicas para uso na construção de peças de máquinas.

As propriedades das ligas dependem de sua composição e do tamanho, forma edistribuição de suas fases ou micro constituintes. A adição de um componente, mesmo em proporções muito pequenas, até mesmo menos de 1% pode fortemente modificar as propriedades da liga.







Comparado com metais puros, ligas têm algumas vantagens:
· Aumento da dureza e resistência à tração. 
· Temperatura de fusão mais baixo de pelo menos um de seus componentes.
Mas são menores em relaçõa adureza e condutividade térmica e elétrica.
Para a preparação de ligas, utilizando diferentes tipos de fornos: 
· Crucible Furnace 
· Forno de arco elétrico ou indução 
· Reverberatory Forno

É possível classificar cinco tipos genéricos de ligas.
Tipo I: ligas com solução sólida. As ligas metálicas do tipo I são miscíveis tanto no estado sólido quanto no líquido. Na elaboração dascombinações de solução sólida, formam-se cristais que contêm todos os metais componentes da liga.
Tipo II: ligas eutéticas. Chamam-se eutéticas as ligas que, em estado sólido, apresentam proporções inalteráveis e ponto de fusão constante e característico, também chamado eutético. Por manter constantes os pontos de fusão e solidificação, a liga eutética se comporta como um metal puro.
Tipo III:...
tracking img