Atps processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
 

 
Atividade Prática Supervisionada - ATPS
Disciplina: Processos Gerencias

Prof.Lincon Lopes
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Vanessa Da Silva de Lima -3815670157
Francielli Plaine - 3815675061Maira de Oliveira Ramos-3815658098
Daniela Fernanda da Silva-4557867827

SERTÃOZINHO/SP
2012

Introdução

O objetivo dessa pesquisa é o entendimento dos conceitos gerais de Administração, Empresa e Organização em geral. Para tal, estudamos a história que permeia o desenvolvimento do pensamento atual referente a esse tema, partindodas variáveis organizacionais e as fases em que surgiram ou predominaram na história. São elas: Tarefas, Estrutura, Pessoas, Ambiente e Tecnologia.
Atualmente vemos esses conceitos a partir da Teoria Geral da Administração e da Teoria dos Sistemas. A TGA une todos esses tópicos como partes integrantes e necessárias a uma organização. E todos esses elementos funcionam dinamicamente de formaintegrada e inter-relacionada para executar atividades em função de determinados objetivos maiores da empresa. Assim, trabalham dentro de um contexto de natureza Sistêmica.Partindo desse conhecimento e compreendendo o processo administrativo em si (planejar, organizar, dirigir e controlar), vamos apresentar as definições e conclusões do grupo referente aos elementos: Empresa, Administrador, AmbienteEmpresarial e Estratégia Empresarial.

Essa atividade é importante para compreender a importância do planejamento como uma das funções do administrador,dentro do processo administrativo durante a busca do bom desempenho.
Planejamentos.
O que é Planejamento?
O planejamento define onde se pretende chegar,o que deve ser feito para tanto,quando, como e em qual sequência, ou seja é a função quedetermina antecipadamente o que se deve fazer e os objetivos a serem alcançados.
O planejamento, no fundo é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência técnica no desempenho das organizações. Alias o planejamento envolve varias formas de lidar com a mudança da incerteza que ela traz consigo. Em um extremo o planejamento pode levar a um ponto em que as decisõesimportantes são adiadas ou simplesmente não são tomadas por algum estupor à situação – atitude denominada “paralisia pela analise”.
No outro extremo, os administradores podem ser levados à preocupação quase exclusiva com problemas imediatos, tomando decisões inadequadas ao futuro da organização. (apud – Chiavenato, Idalberto ).
O planejamento é constituído de meios diferentes nos vários níveisorganizacionais. Em função disso existe uma hierarquia de planos. Sendo assim há três níveis distintos de planejamento:
1. Planejamento Estratégico
2. Planejamento Tático
3. Planejamento Operacional
Para que tudo aconteça com abrangência total é preciso seguir vários projetos para que chegue na finalidade de um “planejamento”. Por exemplo, ter base concreta do significado de Eficiênciae Eficácia, processo administrativo, organização e direção. O processo administrativo é um meio de integrar diferentes atividades para a execução da estratégia empresarial. Para tanto, a empresa deve definir os objetivos empresariais a alcançar e formar a “estratégia” com a qual pretende alcançá-los , analisando o ambiente que envolve a empresa, a tarefa a desempenhar e a tecnologia a utilizar.Contudo a estratégia empresarial constitui o conjunto de objetivos.Toda empresa consciente ou inconsciente tem sua própria estratégia para lidar com as oportunidades e ameaças ambientais que surgem.
Os componentes básicos de uma estratégia empresarial são o ambiente de tarefa, a empresa e seus recursos, e a adequadação entre ambos. Uma parte importante é entender que enquanto a estratégia...
tracking img