ATPS ORGANIZA O SOCIAL DO BRASIL slides 1 1

1257 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
Centro de Educação a Distância

Serviço Social
Organização Social no Brasil
Cine Social: Uma reflexão sobre as organizações sociais no Brasil
Professora: Kezia Rodrigues Marques
Alunos:
Albertina Maria Zanetti - RA: 7924638042
Maria Lucia Marques -RA: 7534646635

São Gabriel D Oeste - MS, 18/05/2014

INTRODUÇÃO
Encontramos-nos em contradição quando queremos a liberdade, mas não podemos deixar de lado a participação na estrutura social. Não tendo uma organização social perfeita, a realidade social não deixa de ser organizada, pois se não houvesse estrutura o caos estaria totalmente instalado em nossa sociedade.

ORGANIZAÇÃO SOCIAL NO BRASIL
A distribuição das organizações sociais no Brasil interferem diretamente nos dados socioeconômicos. Análises e pesquisas de diferentes órgãos indicam que existem uma variedade de situações, mas pode se afirmar que onde há melhor relação entre habitantes por organizações sociais existem melhores indicadores econômico-sociais. A Elite Econômica por sua vez, usa as suas instituições para manter o controle sobre os demais grupos sociais, em discursos demagógicos produzem violências físicas e psicológicas, surgindo assim vários grupos sociais dominantes, porém há indivíduos que resistem a esse modelo, fazendo a distribuição de poder suprindo a necessidade de cada um do grupo.

O Estado aliado com beneficiários de serviços, integram uma administração organizada, constituídas por associações sem fins lucrativos, que são orientadas diretamente para o atendimento do interesse público, mediante a um decreto específico.

ORGANIZAÇÃO SOCIAL NO BRASIL
A organização social se dá através do exercício de uma atividade funcional, submetida aos mandamentos da lei e às exigências do bem comum; surgem assim cooperativas, associações, fundações e ONGs. São redes de estruturas sociais interligadas, onde cada um dos indivíduos possuem seus determinados papéis, que juntos dão movimento à sociedade.
Tendo como objetivo

Relacionados