ATPS Fundamentos Hist Ricos E Te Rico Metodol Gicos Do Servi O Social III

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto


Universidade Anhanguera Uniderp – Polo Itapipoca

Tutora EAD: Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
Tutora Presencial: Joziena Oliveira
Curso: Serviço Social
Semestre: 4°


ATPS – Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III
Artigo Científico




Acadêmicas:
Brenda de Oliveira RA: 432220
Liana Araújo RA: 422632


01 de Novembro de 2014
Itapipoca - CE
Introdução
Este artigocientífico tem por objetivo identificar a profissão do Serviço Social na atualidade, a sua importância, diferença e relações com outros segmentos, descrevendo os campos de atuação no mercado de trabalho. Esperamos resolver algumas dúvidas pertencentes a esses assuntos que é tão importante para nós, que somos futuras profissionais da área.

A importância do Serviço Social nos dias de hoje
Asociedade vem passando por inúmeras mudanças, dentre elas transformações socioculturais, em novas demandas para profissões antigas e o surgimento de novas profissões. Essas mudanças implicam em uma nova organização do trabalho. Esse processo aconteceu com o Serviço Social, que antigamente era basicamente influenciado pela Igreja Católica. Nos dias de hoje, o perfil que o Assistente Social possui é umasoma das experiências que outros profissionais das áreas absorveram ao longo de pouco mais de um século.
O processo de renovação do Serviço Social é fruto e resultado de um grande movimento de luta de classes na sociedade, estado e país. Com forte presença das lutas operárias que levaram à crise da ditadura militar. Com o aumento dos movimentos políticos das classes sociais, das lutas para aelaboração e aprovação da Carta Constituição de 1988 e da defesa do Estado de Direito, exige-se do profissional do Serviço Social uma nova postura o que o levou a importantes alterações nos campos de ensino, da pesquisa e da regulamentação da profissão.
Para Iamamoto (2008), neste período houve grandes definições que deu origem a um projeto profissional que foi fruto da mobilização e de discussõesde assistentes sociais de várias partes do seu país, resultando inclusive no ‘Código de ética Profissional do Assistente Social em 1993’.
A atuação profissional é modificada colocando-se em conta a necessidade das exigências e das contradições da sociedade.
Pode-se também perceber que outras correntes influenciaram o processo de profissionalização, com base no relacionamento monopolista,absorvendo os princípios da filantropia. O Assistente Social como um trabalhador assalariado, vende sua força de trabalho especializado aos empregadores.
Nesse contexto chegamos à conclusão que é um momento de desafios que não há facilidades. Nessa era da globalização, do grande capital financeiro, o desemprego aparece em alto índice, aumentando a exclusão social de várias famílias, que passam adepender diretamente da intervenção dos assistentes sociais junto ao poder público.
O profissional de Serviço Social de hoje deve participar de políticas públicas, devendo atuar também em gestões de políticas sociais, sendo aquele profissional que busca conhecer a realidade, podendo identificar tendências e ideias inovadoras. Deve se esclarecer também que o assistente social não é responsável deresolver todos os problemas, mas devem possibilitar soluções, ou seja, viabilizar meios, tendo como base a questão social.
Ação social é todo comportamento cuja origem depende da reação ou expectativa de outras partes envolvidas, que podem ser indivíduos ou grupos, próximos ou distantes, conhecidos ou desconhecidos por quem realiza a ação. O Assistente Social trabalha em prol de pessoas quenecessitam de algum tipo de ajuda a fim de se sentirem valorizados. Poder ajudar pessoas que não tiveram as mesmas oportunidades pode trazer sentimentos de gratidão e satisfação.
Hoje o cenário que molda a profissão de Serviço Social são as difíceis condições de trabalho. Um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver propostas de trabalho inovadoras e criativas...
tracking img