Atps Forma o Social Ec nomica e Pol tica do Brasil

4856 palavras 20 páginas
Anhanguera Educacional - Uniderp

Curso: Serviço Social

Disciplina: Formação Social Econômica e Política do Brasil

Aluno(a)s: Cleidiane Malvino RA: 432542 Eva Maria Andrea Terrra Coimbra 421709 José Bento Fagundes 438168 Lorrayne de Pádua Pereira 7924639305 Vinícius Bráz de Souza 434193

Título: Brasil em Construção: Um processo de lutas e conquistas. Professor(a): Maria Clotilde Bastos

Cidade: Lavras-MG Data da Apresentação: 16/09/2013
O Brasil expresso pelas mãos de um artista

Em janeiro de 1808, chegava ao Brasil o príncipe-regente D. João VI, que foi festivamente recebido em salvador. Logo nos primeiros dias, D. João tomou certas medidas d grande alcance para o futuro econômico e político dopais: a abertura dos portos do Brasil ao comércio de toadas nações amigas.
Nesta mesma data desembarcaram também em companhia de D. João VI sua mãe, a Rainha D. Maria I, a esposa, D Carlota Joaquina, seus filhos que eram 7,os infantes D.Pedro, D. Miguel e também alguns artistas franceses no qual deu-se destaque o pintor e desenhista – Jean Baptiste Debret que só retornou a frança em 1831.
Durante todo esse período, Debret retratou diversas cenas brasileiras, mas sobretudo, o dia a dia das pessoas humildes a dos escravos. No ato d de registrar a vida na corte, o cotidiano do rio de janeiro, o comércio de escravos, a riqueza da flora, os costumes dos indígenas e os negros, criou um importantíssimo acervo de fontes iconográficas sobre o Brasil das primeiras décadas do século XIX.

Jean Baptiste Debret - O Homem que retratou o Brasil Colônia.
Jean Baptiste Debret, Filho de um funcionário do Parlamento Francês, nasceu em Paris, em 18/04/1768, foi um pintor,desenhista e professor de Frances.
Ingressou a

Relacionados