Atps filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Podemos dizer que a percepção de mundo e realidade é ilusória, pois percebemos que pessoas diferentes diante de situações diferentes, reconhecem aspectos totalmente distintos. Foi o que aconteceu com nosso grupo quando refletimos e debatemos sobre as etapas dessa atividade, cada um com sua forma de pensar contribuiu com algo diferente para a finalização da mesma.
Quando nos perguntamos o que éser humano, nos deparamos com muitas dúvidas, mas uma certeza nós temos, o que o ser humano mais aspira é tornar-se ser humano, como já dizia Clarice Lispector. Com o objetivo de aumentar nossos conhecimentos e melhorar nossa qualidade de vida, acabamos esquecendo o princípio básico de ser humano, que é viver em sociedade, ou seja, procurar exercitar a humildade, a fim de adquirirmos condiçõespara melhor compreender os seres humanos que vivem conosco.
Nós, seres humanos, não conseguimos viver isoladamente, por este motivo vivemos em sociedade, e nesse caso devemos conservar um sentimento coletivo, sermos solidários e termos espírito de cooperação. Isso nos ajuda a entender qual a finalidade da vida social, pois é através dela que buscamos referências para nosso modo de vida pessoal. Éuma forma também de crescimento, já que vivemos uma troca contínua de experiências. Quando nascemos são outras pessoas que dizem quem somos, que nos dão nomes, que nos dizem o que vestir. Quando crescemos somos nós mesmos que dizemos quem somos, através de nossas vivências e atos, mas mesmo para isso precisamos de referências sociais para nos tornar verdadeiros cidadãos. Ser cidadão é saber viver emsociedade, estar ciente dos anseios comuns. É participar das decisões da sua comunidade, influenciar modos de vida de maneira positiva, exercer os direitos constitucionais adquiridos e lutar pelos que virão. É preservar o meio ambiente, a natureza, os animais, seus semelhantes, os opostos. É ser solidário, ser político, ser flexível, decidido e estar ciente de todas as atitudes tomadas a favor dasociedade. Somente sendo cidadãos de bem, poderemos viver de um modo digno, com uma boa qualidade de vida, pois a condição de vida atinge diretamente a nossa situação de cidadãos. Pessoas que se acham injustiçadas e menos favorecidas que acreditam ter o direito de fazer justiça com as próprias mãos, acabam esquecendo seus deveres como cidadão e violando o direito do próximo, deixando assim deexercer sua cidadania de forma ética. Por outro lado, o bem estar social e coletivo também influenciam na vida cidadã, pois só podemos cumprir nossos deveres e usufruir dos nossos direitos em uma sociedade justa, onde todos são iguais perante a constituição, ou seja, todos têm os mesmos direitos e as mesmas obrigações, e os exercem de forma exata, tornando a sociedade um lugar bom de viver.
Emboravivamos em um mundo aparentemente moderno e compreensivo, a palavra preconceito tem surgido com freqüência na mídia nos dias de hoje, aplicada de diversas formas, de acordo com o assunto tratado.
Para Adorno (1950), a fonte do preconceito é uma personalidade autoritária ou intolerante. Por seguirem as normas e tradições, são intolerantes e até mesmo agressivos com aqueles que desafiam as regrassociais.
Já para Allport (1954), o preconceito nada mais é do que o resultado das frustrações das pessoas, que podem se tornar em raiva e hostilidade.
No entanto, temos que levar em conta o desejo de ser superior aos outros, somado a intolerância pelas diferenças e acrescido de ignorância. Muitas vezes, o preconceito não é resultado de falta de instrução, ou falta de conhecimento, as pessoas sãocientes de suas ações preconceituosas, e não fazem nada para controlá-las. Você já parou para se perguntar se agiu de forma preconceituosa hoje, ou sofreu algum tipo de preconceito, ou ainda, presenciou alguma cena preconceituosa? De acordo com as estatísticas, a resposta para no mínimo uma dessas perguntas será positiva!
Podemos citar como exemplo a morte do secretário de recursos humanos do...
tracking img