Atps - eletronica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resistores.
Um resistor (frequentemente chamado de resistência, que é na verdade a sua medida) é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, ora com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica por meio do efeito joule.
É um componente eletrônico passivo que oferece uma resistência à passagem de corrente elétrica. Os resistores fixos mais comuns sãofabricados em película de carbono, sua potência varia de 1/8W até 2,5W e são identificados pelo código de cores.
Os resistores com potência acima de 5W são de fio, geralmente fabricados em níquel-cromo e os valores da resistência, potência e tolerância vêm impressos em seu corpo.
A essa oposição damos o nome de resistência elétrica, que possui como unidade o ohm. As aplicações maisfrequentes são:
• Adequar o valor da tensão do circuito
• Limitar a corrente
• Constituir-se numa carga

Resistência Elétrica:


Qualquer elemento localizado no caminho de uma corrente elétrica, seja esta corrente contínua ou corrente alternada, que causa oposição a que esta circule, chama-se resistência ou resistor e a capacidade de oposição resistência elétrica.


Quando seaplica a mesma diferença de potencial nas extremidades de vários condutores, as intensidades das correntes resultantes são, em geral, diferentes umas das outras, mostrando que uns condutores oferecem maior oposição ou resistência à passagem da corrente do que outros.


Se, num condutor, existir uma diferença de potencial (ou tensão) entre os seus terminais A e B, tal que o potencial em A émaior do que o potencial em B, i.e., VA > VB , o sentido convencional da corrente será de A para B. Define-se, então, resistência elétrica do condutor pelo cociente

[pic]


e., numa resistência a intensidade da corrente elétrica é diretamente proporcional à tensão V (≅VA - V B) aos seus terminais. 
A relação é conhecida por lei de Ohm .


A resistência de um objeto depende da forma e domaterial de que é feito.
A resistência de um material é inversamente proporcional à sua seção e diretamente proporcional ao seu comprimento (Resistividade).
Os materiais podem ser divididos em três grupos:

• Condutores (baixa resistência): metais (alumínio, cobre, prata, etc) e carbono. Os metais são usados para fazer os fios condutores, contatos da interruptores. Resistências são feitasde carbono ou de bobinas de fio de longo fino.
• Semicondutores (resistência intermédia): O germânio e silício.
Semicondutores são usados para fazer diodos, LEDs, transistores e circuitos integrados (chips).
• Isoladores (alta resistência): a maioria dos plásticos como polietileno e PVC (policloreto de vinilo), papel, vidro. O PVC é usado como camada externa de cobertura.Condutores Ohmicos











A - Condutor óhmico; 
B e C - Condutores não óhmicos.





Denominam-se condutores óhmicos ou lineares (A)os condutores cuja resistência elétrica tem sempre o mesmo valor qualquer que seja o circuito elétrico onde estão instalados, não dependem da intensidade da corrente e da diferença de potencial(tensão)(U).


Nos condutores óhmicos oquociente da tensão(U) pela intensidade da corrente é constante, ou seja, a d.d.p (U) e a intensidade da corrente (I) são diretamente proporcionais.


Os condutores que não obedecem à lei de Ohm chamam-se condutores não óhmicos ou não lineares(B-C). Para um condutor não óhmico a diferença de potencial nos seus terminais não é diretamente proporcional à intensidade de corrente que o percorre,embora a sua resistência se continue a calcular pelo quociente V/I (este valor já não é uma constante!). Agora a resistência do condutor depende de I (ou de V).


Representação, unidades, conductância, tolerância, valores normalizados.





Unidade Medida 
Ohm

Normalmente as resistências representam-se pela letra R e a sua unidade de medida é Ohm (Ω).


As...
tracking img