ATPS- Educação Profissional e Educação em Ambiente não escolar - Pronto.docx transferido com sucesso

3878 palavras 16 páginas
1186815top
FACULDADE ANHANGUERA DE RIBEIRÃO PRETO – CURSO PEDAGOGIA
Disciplina: Educação Profissional e Educacional em Ambientes não Escolares
Professora a distancia: Maria Clotilde Bastos Nome das Alunas: Jaqueline Ap. de Freitas RA: 3340558007
Lílian Lúcia S. Silva RA: 2032940536
Maristela da Rocha Cintra RA: 4115216674
Tereza Catanante Fernandes dos Santos RA: 2034994683 Ribeirão Preto – SP
2013
Educação não formal
A educação não-formal é um processo de aprendizagem que corresponde a várias áreas de abrangência.
A primeira área de abrangência envolve a aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos, isto é, o processo que gera a conscientização dos indivíduos para a compreensão de seus interesses e do meio social e da natureza que o cerca, por meio da participação em atividades grupais.
É também a capacitação dos indivíduos para o trabalho, por meio da aprendizagem de habilidades e/ou desenvolvimento de potencialidades.
A aprendizagem e exercício de práticas que capacitam os indivíduos a se organizarem com objetivos comunitários, voltadas para a solução de problemas coletivos cotidianos. Não gostamos do termo educação comunitária para esta modalidade devido a carga ideológica que o conceito de comunidade comporta. Preferimos educação para a civilidade, uma arte que anda meio esquecida neste final de milênio.
Mais uma área de abrangência, e não menos importante, é a aprendizagem dos conteúdos da escolarização formal, escolar, em formas e espaços diferenciados. Aqui o ato de ensinar se realiza de forma mais espontânea, e as forças sociais organizadas de uma comunidade têm o poder de interferir na delimitação do conteúdo didático ministrado bem como estabelecer as finalidades a que se destinam àquelas práticas.
É a educação desenvolvida na mídia e pela mídia, em especial a

Relacionados