Atps economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICES MONETÁRIOS QUE ATUAM NA LOCAÇÃO DE AUTOMÓVEIS

Chegamos à última fase da nossa ATPS e nesta parte teremos como objetivo mostrar como o ciclo econômico, a inflação, as taxas de juros e de câmbio, as crises econômicas e os acontecimentos mundiais interferem na locação de automóveis. Mostrando que uma empresa, mesmo estando preparada para enfrentar mudanças no mercado, pode usarinformações passadas para prever essas mudanças com antecedência e buscar a melhor solução para cada nova situação enfrentada.
Dividiremos este trabalho em três partes: no primeiro falaremos sobre a inflação, taxas existentes na economia, carga tributária, todos eles com a visão voltada para a locação de automóveis, que é o objeto de estudo da nossa atps; na segunda parte falaremos sobre os acontecimentoseconômicos ocorridos entre 2008 e 2011, as crises que existiram e o posicionamento do Brasil; e na última parte comentaremos como anda o setor de locação de veículos atualmente e mostraremos uma pequena estratégia para aumentar a lucratividade do setor escolhido.

1º- Inflação, taxas de juros e carga tributária no serviço de locação de veículos

A inflação é um termômetro da economia de um país,indicando se existe ou não um equilíbrio sobre a oferta e a demanda do mesmo. A inflação é o aumento dos preços comparado ao poder de compra ocasionando a redução do valor aquisitivo da moeda.
A influência da inflação sobre a economia do país é desfavorável, pois a inflação dá origem a um crescimento rápido e extremamente desigual dos preços das mercadorias, como conseqüências surgem diferençasde rentabilidade em diferentes ramos de atividade.
Com relação aos veículos houve uma diminuição da inflação de 0,08% em junho deste ano puxada pela queda nos preços dos carros novos, segundo o índice do IBGE esses veículos ficaram 5,48 mais baratos devido a redução do IPI. Além disso, os preços dos combustíveis continuaram em queda (de -0,6% para -0,51% em junho) só que de forma mais acentuada.Vendo pelo lado da locação de veículos essa queda é benéfica, pois desse modo as locadoras podem renovar suas frotas com um custo menor.
Taxa Selic é a menor taxa de juros praticada no Brasil, é usada como referencial para as outras taxas de juros cobradas no país. Quando a uma demanda maior que a produção do país o governo interfere aumentando a taxa Selic, diminuindo o consumo e fazendo comque a inflação seja controlada.
2º- Taxa de Câmbio- Hoje as economias de todos os países estão interligadas, com uma integração maior das comunicações, dos transportes e do mercado, isso é a globalização, porém, cada país tem a sua moeda própia e para que ocorram transações comerciais entre eles é necessário que haja uma regra de conversão, para a comparação das moedas, essa conversão é chamada detaxa de cambio.
Existem dois tipos de Regime de cambio, o Fixo que é quando o Banco Central fixa o valor da caixa de cambio e o de Cambio Flutuante quando a taxa de cambio deve ajustar-se de modo a equilibrar o mercado de divisas. A taxa de cambio também pode ser usada para controlar a inflação, a isso se dá o nome de âncora cambial. Como a maioria das locadoras trabalham com carros produzidosno Brasil não sofrem com o valor das taxas de cambio dos carros importados.
Carga Tributária é a relação entre o que o governo arrecada com impostos e a quantidade de riquezas produzidas no país, ou seja é a coleta de dinheiro que o governo faz comparada com o PIB brasileiro. A carga tributária imposta às locadoras de automóveis segue em curva ascendente, recaindo sobre o setor produtivo, aeconomia real, de forma antieconômica.
Há, entre os empresários da indústria do aluguel de automóveis, a expectativa de que o formato da reforma tributária contemple exatamente a simplificação das cobranças, a união de alguns tributos e a extinção pura e simples de outros tantos.

Acontecimentos econômicos ocorridos entre 2008 a 2001
_ 2008: O dia 15 de setembro de 2008 entra para a história....
tracking img