Atps direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SEIS SIGMAS
Seis sigmas é um método desenvolvido na década de 80 por Joseph Juran, usado estrategicamente para o aumento de lucro e produtividade industrial. Composto por algumas ferramentas de estatísticas e processos de Gestão indústria, os Seis Sigma é um processo que vem crescendo e sendo aplicado até hoje pelas empresas. Motorola aplicou este método nos anos 80 com o objetivo de redução defalhas, aumento na lucratividade e principalmente por questão de sobrevivência, quando a Motorola aplicou este método gerou resultados positivos para a empresa. Esse período de adaptação de processos gerenciais e de melhoria nas empresas ocorre já uns 20 anos no mercado, conhecido como “Revolução da Qualidade“, e as empresas aprenderam a conviver com esses termos como: Total Quality Management (TQM ), Melhoria Contínua, Just In Time ( JIT ), Kaizen, 5 s entre outros processos.

1-FERRAMENTAS UTILIZADAS NOS SEIS SIGMAS
Quality Function Deployment (QFD)- é utilizado para entender os pedidos dos consumidores. Basicamente, o QFD identifica os pedidos do consumidor e os avalia em uma escala numérica, com números mais altos correspondendo aos pedidos essenciais e números mais baixoscorrespondendo aos bons de ter na empresa. Cada opção de design vale um ponto e aquelas com altas pontuações se tornam soluções preferenciais.
QFD é uma técnica que pode ser empregada durante todo o processo de desenvolvimento de produto e que tem por objetivo auxiliar o setor de desenvolvimento a acrescentar no projeto as reais necessidades do cliente. Utiliza-se um conjunto de matrizes e realizaclientes e realiza-se um processo de “desdobramento” transformando-os em especificações técnicas do produto. A extração é o processo de criar uma tabela a partir de outra, ou seja, de utilizar os elementos de uma tabela como referência para se obter os elementos de outra tabela.
A relação é o processo de identificar a intensidade do relacionamento entre os dados das duas tabelas que compõem a matriz.A conversão é o processo de quantificar a importância relativa dos dados de uma tabela em função da intensidade da relação destes com os dados da outra tabela. Nesse processo é também considerada a importância relativa dos dados que compõem a tabela que será convertida.
Diagramas de espinha de peixe – no seis sigmas, todos os efeitos são resultados de entradas específicas. Essa relação de causae efeito pode ser esclarecido e estudada seja utilizando um diagrama de espinha de peixe ou uma matriz de causa e efeito. O diagrama de espinha de peixe ajuda a identificar quais variáveis de entrada devem ser estudadas posteriormente. O diagrama completo se parece com um esqueleto de peixe. Para criar um diagrama de espinha de peixe, deve-se começar com o problema de interesse, a cabeça dopeixe, conforme figura abaixo. Então, deve-se desenhar a espinha e, saindo da espinha, seis ossos nos quais devem ser listadas as variáveis de entrada que afetam o problema. Cada osso é reservado para uma categoria específica de variável de entrada.
Diagrama de Causa-e-Efeito de Ishikawa: O diagrama de Ishikawa conduz a uma linha de causas, sem estabelecer exatamente quais as raízes do problema. Odiagrama apresenta como pontos fortes:
É uma boa ferramenta de levantamento de direcionadores.
É uma boa ferramenta de comunicação.
Estabelece a relação entre o efeito e suas causas.
Possibilita um detalhamento das causas.
Mas, também apresenta os seguintes pontos fracos:
Não apresenta os eventuais relacionamentos entre as diferentes causas.
Não focaliza necessariamente as causas que devemefetivamente ser atacadas.
Assim, para sanar estes pontos fracos, é sugerida a utilização combinada do Diagrama de Ishikawa com uma ferramenta de focalização, chamada de Árvore da Realidade Atual, da Teoria das Restrições.
Ishikawa nasceu em 1915. Ele era um em Químico formado pela Universidade de Tóquio, após a II Guerra Mundial deu um impulso na formação em JUSE, Union of Japonese Scientists...
tracking img