Atps dermato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Passo 1 (Equipe)

Identificar, caracterizar e descrever com clareza os principais recursos manuais e cinesioterápicos utilizados nos tratamentos de fisioterapia dermato-funcional.
Também descrever claramente os mecanismos fisiológicos que justificam a utilização dos recursos manuais e cinesioterápicos nos tratamentos dermato-funcionais.


Massagem clássica.

Efeitos circulatórios.Causa um aumento na velocidade da circulação sanguínea. Há também hiperemia cutânea, elevação da temperatura da pele, enchimento de maior número de capilares da pele em atividade.Aumento na circulação sanguínea bem como na aderência e migração de leucócitos .

Efeitos neuromusculares.

Apresentam efeito benéficos pós exercício, por aumentar a circulação com eliminação mais rápida de substânciasresiduais. Melhoram a nutrição das miofibrilas e eliminam o líquido extravascular possibilitando um aumento na excitabilidade e contratilidade. A massagem produz um aumento do músculo tornando-o mais firme e elástico.

Efeitos metabólicos.

A massagem abdominal causa diurese e ela é acompanhada por elevada excreção de nitrogênio, fósforo inorgânico e cloreto de sódio.

Efeitos reflexos.Existência de zonas reflexas na pele, que quando comprometidas refletem alterações decorrentes de vários órgãos viscerais,e a manipulação adequada pode interferir nesse processo.

A Massagem clássica possui algumas manobras denominadas:

Deslizamento

Movimentos deslizantes leves,suaves, rítmicos e com pressão imperceptível. Efeito visa a via reflexa. Na circulação periférica há umavasodilatação capilar por liberação de substâncias vasoativas.Auxilia na regeneração da pele.

Profundo

Pressão suficiente para causar efeitos mecânicos e reflexos.Os efeitos são ação mecânica favorecendo o esvaziamento venoso e linfático.

Amassamento

É a mobilização do tecido muscular.A pressão exercida é intermitente .O principal efeito é o mecânico, melhorando as condições circulatórias,liberando as aderências eliminando os resíduos metabólicos.

Fricção

São movimentos circulares ou transversais com ritmo e velocidade uniforme e pressão suficiente para mobilizar o tecido superficial em relação ao profundo. Liberação de aderências.

Vibração

É o impulso vibratório transmitido a área ser tratada. Diminuição da excitabilidade dos nervos.



Percussão

Técnica demassagem na qual os tecidos são submetidos à golpes manuais com certa frequência . Auxilia na drenagem postural por liberação das secreções.

Drenagem Linfática.

Drenar o excesso de fluido acumulado nos espaços intersticiais de forma a manter o equilíbrio das pressões tissulares e hidrostáticas.

A drenagem é conhecida em duas técnicas: a de Leduc e de Vodder.

A de Leduc consiste em cincomovimentos e a de Vodder apenas quatro.

Leduc

Drenagem dos linfonodos:dedos indicador e médio sobre o linfonodo, pressão moderada e rítmica, evacuação.

Círculos com os dedos: movimento circular e concêntrico,seguindo o sentido da drenagem.

Círculos com o polegar: realizada somente com o polegar.

Movimentos combinados: combinação entre dois movimentos anteriores, sentido da drenagemfisiológica.

Bracelete: é feito de distal para proximal, é realizado quando atinge edema em grandes áreas.

Vodder

Círculos fixos: movimentos circulares com os dedos.

Movimentos de bombeamento: movimentos ondulatórios, direção e sentido da pressão segue via linfática.

Movimento do doador: movimentos de arraste com combinação de movimentos.

Movimento giratório ou de rotação: a mão quecomeça a técnica toca a superfície com face palmar e realiza desvio ulnar na direção linfática e supinação e adução a outra mão repete o movimento.

Massagem Reflexa.

Resposta involuntária de uma estimulação cutânea.Deve obedecer as leis que regem a excitação nervosa e transmissão sináptica.

Massagem do Tecido conjuntivo.

A técnica diagnóstica e terapêutica da massagem conjuntiva se...
tracking img