Atps de processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2948 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2012
INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos abordar o tema Processos Administrativos, e assim falaremos sobre como Planejar, Organizar, Coordenar e Controla na teoria e na prática.




























PLANEJAMENTO EMPRESARIAL

O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Alémdisso, visa dar condições racionais para que se organize e dirija e empresa e seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realizada atual ou futura (CHIAVENATO, 2007).
O planejar é unir um conjunto de decisões que o administrador toma para realizar o futuro de seu empreendimento, envolvendo quais as decisões a ser tomadas, para que as metas e propósitos sejamalcançados. O planejamento deve ser flexível, a fim de superar os problemas que eventualmente surjam no caminho, sendo assim, torna-se importante calcular todos os riscos para que não fiquem margens de erro. Através do planejamento os gestores definem a tomada de decisões por meio de um processo analítico, concentrado em variáveis empresariais, econômicas e tecnológicas.
Fayol (1984, p. 102), defineplanejamento como “a tarefa de traçar as linhas gerais das coisas que devem ser feitas e dos métodos de fazê-las, a fim de atingir os objetivos da empresa”. Segundo Kunsch (2003, p. 205), “planejar não significa simplesmente fazer previsões, projeções e predições, solucionar problemas ou preparar mecanicamente planos e projetos”. E para Chiavenato (2007, p. 138) “O planejamento representa aprimeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle”.
O fato de lidar com o futuro não faz do planejamento um exercício de futurologia. Não se trata de adivinhar o futuro, mas de reconhecer, como as ações presentes refletem necessariamente antecipações e presunções sobre o futuro, essas antecipações e presunções devem serfeitas explicitamente e não subjetivamente para afastar qualquer sombra de dúvida (CHIAVENATO, 2007).
Para Chiavenato (2007, p. 138) “ O planejamento é uma técnica de absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações”.
O propósito do planejamento pode ser definido como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativos, as quaisproporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz (KUNSCH 2003).
Chiavenato (2007) descreve três níveis distintos de planejamento: Planejamento Estratégico, Planejamento tático e o Planejamento Operacional.

Planejamento Estratégico

O planejamento realizado no nívelinstitucional da empresa recebe o nome de planejamento estratégico. Os dirigentes, no nível institucional da empresa, estão totalmente voltados para a tarefa primaria da empresa de se relacionar com o mercado e, com isso, se defrontar com a incerteza gerada pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente de tarefa da empresa e do ambiente geral (CHIAVENATO, 2007).
Segundo Chiavenato (2007,p. 141) “Quando se trata de lidar com o ambiente complexo, dinâmico, mutável e imprevisível, nem sempre se tem tempo suficiente para coletar todos os dados e informações possíveis”.
Planejamento estratégico é de mera importância para alcançar o sucesso, pois realizar um objetivo é preciso traçar um plano. Ele diz respeito à adaptação da empresa às mudanças que ocorrem no ambiente, o que leva asdecisões a serem baseadas em julgamentos e não em dados concretos, o que gera muita incerteza. É preciso analisar sob vários ângulos, dando direcionamento para que possa ser monitorado nas suas ações concretas. Levam-se em consideração as competências organizacionais e os desafios que pretende atingir no longo prazo.
Como o planejamento estratégico é genérico e abrangente, ele precisa ser...
tracking img