Atps de fundamentos historicos teoricos metodologicos do serviço social ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância












CURSO SERVIÇO SOCIAL

Disciplina: Fundamentos Históricos e Teóricos – Metodológicos do Serviço Social II






















GRAJAÚ – MA
2012


INDRODUÇÃO

Este trabalho é resultado das discussões do “Grupo de Estudos em Fundamentos Histórico e teórico metodológico doserviço social II”.
As transformações conjunturais constituem terreno privilegiado para modificações nas profissões. No momento em que o movimento dialético da sociedade vai se realizando, em todos os seus sentidos, as profissões tem que responder a essas determinadas mudanças de forma a se tornar adequadas as novas configurações da sociedade dinâmica. Isso não é diferente no Serviço Social.
O ServiçoSocial vem apresentando ao longo de sua história várias configurações no plano teórico, metodológico, ético, político, instrumental entre outros. Isso se inscreve devido à particularidade da profissão de intervir eminentemente com as manifestações da “questão social”, que por sua vez, vão apresentando novas manifestações conforme as diferentes formas que a produção capitalista vai assumindo diantede suas crises.
Neste sentido, a formação profissional, como um meio de reprodução de um modelo de profissional, também vai se redefinindo conforme as modificações da sociedade. Assim, este trabalho se propõe a trazer ao debate, como a dinâmica contraditória da sociedade pode implicar em modificações teóricas, metodológicas, ético-políticas e prático operativas para a profissão do assistentesocial, especialmente no plano da Formação Profissional.
Em nossa vivência acadêmica, aprendemos que um bom estudo acerca de determinado fato, deve emergir da contextualização histórica, política, econômica, conjuntural e social para melhor compreensão do mesmo.













PESQUISA SOCIAL E SUAS TRANSFORMAÇÕES DE ACORDO COM AS DEMANDAS SOCIAIS DO SERVIÇO SOCIAL.

A pesquisa socialé um ponto de destaque na compreensão desse texto, ela e apontada como algo criativo e interpretativo. E nas pesquisas que utilizaremos diferentes instrumentos para chegar a uma resposta mais precisa sobre determinada assunto. O instrumento ideal deve ser estipulado pelo pesquisador para si atingir os resultados ideais de sua pesquisa. Por isso o que mais bem sustenta a pesquisa social, é o desejocrescente de conhecer a sociedade melhor, tanto em suas faces quantitativas como em suas faces qualitativas. Assim podemos compreender que a pesquisa social trabalha com pessoas, com atores sociais, com grupos específicos, construindo teoricamente enquanto componentes de um objeto de estudo.

O planejamento e desenvolvimento de investigação da realidade social requer que o pesquisador se integreao debate sobre as formas de conhecer, colocando em discussão o principio positivista de naturalidade e da objetividade do pesquisado rem relação aos seus projetos. Na pratica, na concepção e desenvolvimento de uma pesquisa social, as fases se interpenetram e podem ser reelaboradas e modificadas a medida quem que novas descobertas ou circunstancias exigem do pesquisador social.

A pesquisaprofissional também ganha destaque na compreensão do texto lido, ela vem refletindo sobre fluxo da sociologia nas áreas das ciências sócias, podendo tornar-se profissionais de pesquisar social, ou seja, a sociologia é um fator essencial na via de um bom pesquisador social. A pesquisa social deveria fazer confluir pelo menos três horizontes para que sua formação seja exemplar, primeiro o estudo dasteorias sociais e seus métodos, segundo o estudo da informática, terceiro o estudo da estatística.

O estudo da informática é um dos horizontes mais importantes da pesquisa social, ela deve ser sua parceira de todos os momentos para que si tenha uma boa formação, pois ela só tem a ganha quando for informatizada, seja como repertório de dados, influencias processamentos, discussões, tratamentos...
tracking img