Centro de interesses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1999 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Ficou evidente na apresentação da Ementa da disciplina Didática I, ministrada pela professora Cassia Fabiane dos Santos, do segundo ano do curso de graduação em Pedagogia, que é fundamental ao professor, conhecer e compreender os princípios e as concepções didáticas que orientarão sua prática.
Conforme esclarecimento durante a ministração da disciplina, não há prática que sedenomine docente, ou seja, que objetive a busca da construção do conhecimento, que desconheça o objeto de estudo da Didática, bem como suas implicações históricas e seus objetivos sociais.
Ao definir as relações pedagógicas historicamente construídas, como seu objeto de estudo, é imprescindível a apresentação por parte desta disciplina dos diversos sistemas didáticos, ou como queiram, as diversasformas de organização do ensino, construídas ao longo da história.
Ao compreender as relações pedagógicas que se dá nesses diversos sistemas didáticos, é que o professor terá condições de definir a sua própria tendência pedagógica. Sobre isso, desvelou-se que é na capacidade de inter-relacionar sua prática com as diversas formas de organização do ensino, é que o docente define sua identidade, ou o seufazer pedagógico.
Este texto procura, dentre os oito sistemas didáticos apresentados, discorrer brevemente sobre o Centro de Interesses, que teve sua base epistemológica na Escola Nova, na virada do século 19 para o século 20.

CONTEXTO HISTÓRICO
O século 19, como se sabe, foi marcado por profundas transformações sociais ocasionadas pela Revolução Industrial. Concomitantemente com asmudanças nas relações de trabalho, emergiram as grandes correntes filosóficas, que dão sustentação às diversas áreas das ciências sociais.
A infância passa a ser objeto de estudo, principalmente por conta dos avanços nos estudos na área psicológica. Sendo assim, emerge um cenário propício para uma nova perspectiva pedagógica, que considerasse essa etapa como fundamental, para o desenvolvimento da pessoa.Conforme Dalben e Castro (2010): “Uma perspectiva educacional diferente oferecia novas bases para a construção de uma pedagogia fundamentada em outro tipo de relação pedagógica – a interacionista”.
Ainda segundo essas autoras:
“[...] mobilizados pelo contexto mundial liberal propício à mudança, na virada do século 19 para o século 20, os educadores passaram a considerar, nos processos deescolarização, os princípios da vida democrática e a enfatizar a importância das diferenças individuais e da participação dos sujeitos na tomada de decisão em processos grupais [...]” (DALBEN & CASTRO, 2010, pág. 23).
Surge então a Escola Nova. Uma concepção que busca romper com o modelo vigente – a escola tradicional. O aluno passa a ser o centro, na busca da construção do saber. O professorpassa da condição de único detentor do conhecimento, para considerar as possibilidades de aprendizagem com foco naquilo que o aluno traz consigo. Esta concepção busca problematizar as questões que passavam despercebidos pela escola tradicional para assim, construir - não mais transmitir - conhecimentos.
Vale ressaltar que este novo modelo de escola é difundido no Brasil somente a partir da década de1930, com a publicação do Manifesto dos Pioneiros, com uma proposta de uma significativa reforma do modelo de escolarização no Brasil.
Assim, com referência na problematização, levantamento de hipóteses, experimentação, generalização e aplicação dos conhecimentos adquiridos, um médico belga, Jean-Ovide Decroly idealiza e programa o que mais tarde seria considerado como um sistema didático damaior importância, o Centro de Interesses, que basicamente busca direcionar a aprendizagem a partir do interesse da criança. Sua proposta é a multidisciplinaridade, ou seja, inter-relacionar as disciplinas de modo que faça sentido para o aluno.

Idealizadores e Base epistemológica e pedagógica

Nascido na Bélgica em 23 de julho de 1871, Jean-Ovide Decroly médico e especialista em neurologia,...
tracking img